Há 27 anos, ingressaram, no XI Concurso Público de Provas e Títulos para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, uma turma considerada pequena pelos moldes de concurso da Instituição, apenas sete (7) foram aprovados para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. Na lista estavam: Eliane Flores Sampaio, Helton Fonseca Bernardes, Jaceguara Dantas da Silva, José de Almeida Júnior (não tomou posse), José Roberto Tavares de Souza, Maria Elisabete Dias Gaeta da Cunha, Paulo Cezar dos Passos.

A sessão solene aconteceu no Colégio dos Procuradores de Justiça do MPMS e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, à época, Ovídio Pereira que deu a posse aos Promotores de Justiça Substitutos, que passaram pela banca examinadora, a qual era composta pelos Procuradores de Justiça Anísio Bispo dos Santos, Jacy de Souza Freire e Afonso Nunes da Cunha, além do advogado Joaquim José de Souza.

“22 de maio de 1992, um dia após o meu aniversário”, palavras da Promotora de Justiça Maria Elisabete Dias Gaeta da Cunha, que complementou “eu e mais cinco valorosos colegas Helton Fonseca, José Roberto Tavares, Eliane Flores Borges, Paulo Cezar dos Passos e Jaceguara Dantas da Silva tomamos posse no MPMS. Momento feliz e eterno!! Entrar na família ministerial é abraçar a grande missão do Parquet - ser o verdadeiro guardião da sociedade. Já na posse senti que seria uma união eterna e indissolúvel. Fiz uma carreira feliz e brilhante. Passados 27 anos, mesmo aposentada, continuo à disposição da minha Instituição, amando e a defendendo contra os ataques constantes de quem tenta, por todos os meios, desmoralizar a grandeza do Parquet. É uma honra ser Promotora de Justiça.  Fazer parte da Diretoria Executiva da ASMMP é uma forma de retribuir um pouco de tudo que recebi e recebo até hoje. Gratidão MP/MS”

Como de praxe, foi escolhido um nome como representante dos colegas para o discurso de posse. O escolhido que integrava a Instituição como Promotor de Justiça Substituto é hoje o Procurador-Geral de Justiça do MPMS Paulo Cezar dos Passos, que lembra o momento como a sua realização pessoal, “a aprovação para ingressar na carreira do Ministério Público deste Estado foi a realização de um sonho, pois sempre desejei ser Promotor de Justiça e atingi aquilo que almejava. Ademais, nesses 27 anos, consegui me realizar profissional e pessoalmente, estando a minha história de vida entrelaçada com a minha Instituição, tendo vivido intensamente todas as emoções de atuar para mudar a realidade social para melhor. Por fim, olhando para trás, vejo que aquele rapaz, que então tinha 24 anos de idade, que ingressou repleto de sonhos e idealismo, pode ter orgulho - após 27 anos - de continuar com o mesmo idealismo e agora a convicção de que o Ministério Público constrói diariamente uma sociedade melhor”.

O Promotor de Justiça, que hoje atua na 7ª Promotoria de Três Lagoas, José Roberto faz questão de lembrar da Instituição “um templo de transformação, seja na conduta dos cidadãos, bem como no "agir" do próprio Estado (latu sensu). No impulso de cada um dos seus membros, o paradoxo da ação imparcial e impessoal e o desafio necessário da indignação em face da postura indigna e injusta diariamente enfrentada (razão de ser e força angular de cada Promotor de Justiça - o verdadeiro Soldado da Lei) ”.

Para o Promotor “no campo pessoal, ah como a Instituição fez bem!! Realização pessoal. Crescimento enquanto cidadão, ser humano, colega, servidor público, pai, marido e filho (às vezes até envaidecido, em algumas "batalhas" que imaginei ter vencido). Noutros momentos, introvertido e reflexivo, assistindo em penitência, o desenrolar das investidas em que vislumbrei o insucesso ou a não aceitação do caminho ou orientação jurídica escolhida (coisas da ciência do Direito - Dever ser). Mas...complementa o raciocínio “me vejo muito melhor comparando ao tempo da chegada. Avancei cientificamente. Aprendi os limites da relação humana com os demais e com o próprio Estado organizado. Refleti e compreendi o quão importante é a postura firme e eloquente, porém comedida e justa do agente ministerial”.

A Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, fala de gratidão nesses 27 anos de Instituição, “pertencendo ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, eu posso conferir que tive muitos ganhos: profissionais, pessoais, familiares, de amizade e sobretudo de realização. Eu posso dizer que sou muito grata, não só pela oportunidade de integrar o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, mas também por todos os ganhos que vieram agregados a essa oportunidade, que me trouxeram realizações, que me permitiram vivenciar, os melhores momentos da minha vida, até agora e não só no campo profissional, mas no campo pessoal e sobretudo humano. Só tenho a agradecer”. 

 

Texto: Waléria Leite – Assessora de Comunicação/Jornalista

Foto: Acervo