Foi empossado nessa sexta-feira (24/5), como 2º vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso do Sul Luciano Furtado Loubet.

A solenidade aconteceu após assembleia geral, onde Promotores de Justiça de vários estados assumiram cargos de diretores, vice-diretores e conselheiros fiscais, para atuarem durante o triênio 2019/2022. A Presidência da Abrampa ficou a cargo da Promotora de Justiça da Bahia, Cristina Seixas Graça. Já a 1ª vice-presidência foi ocupada pelo Promotor de Justiça de São Paulo, José Eduardo Ismael Lutti.

A Assembleia foi procedida, também, por meio de ato, pelas nomeações da Diretoria da Escola Superior do Ministério Público de Meio Ambiente, entre as quais, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet assumiu o cargo de Diretor-Acadêmico Centro-Oeste

Associação

A Abrampa é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, que congrega membros do Ministério Público de todo o Brasil com atuação especializada em meio ambiente, com o objetivo de ensejar o intercâmbio de ideias, harmonização de condutas, ajuda mútua, concentração de esforços, realização de seminários, congressos e outros eventos sobre o tema.

No início da década de 90, promotores e procuradores pensaram na criação de um instrumento que pudesse congregar os participantes de um “novo Ministério Público na área de meio ambiente”, com as mudanças que surgiram, por meio da Constituição de 1988. Iniciando por seminários organizados pelo Ministério Público de São Paulo e passando pelas reuniões preparatórias da Rio-92 organizadas pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), esses encontros proporcionaram a união de colegas com atuação especializada em vários estados.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS