Teve início, na quinta-feira (30/5), o III Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição no Ministério Público, promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP). O evento, que encerra nesta sexta-feira (31/5), conta com a participação dos Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

O responsável pela abertura do evento foi o Presidente da UNCMP, Conselheiro Lauro Nogueira, que enxerga uma mudança de cultura no Ministério Público e no Poder Judiciário em relação à composição de conflitos. “A pessoa hoje que procura o MP espera uma atuação nossa mais resolutiva, efetiva e eficiente. Então, em 2014, o CNMP publicou a Resolução nº 118, que cria os Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição. Essa iniciativa deve ser debatida e assimilada não só pelas gestões, mas também por todos os membros do Ministério Público”, falou.

Por fim, o Conselheiro destacou a necessidade de o CNMP olhar para esse novo viés de atuação do Ministério Público com muita determinação e compromisso para que haja uma melhora na atuação da Instituição em todas as frentes e áreas de trabalho.

Programação

Nesta sexta-feira (31/5), pela manhã, haverá uma oficina de transformação de conflitos exclusiva para os representantes dos Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público e, no início da tarde, será realizada uma mesa de encerramento com a participação dos representantes dos Núcleos.

Texto: Secom/CNMP– editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP)