Esta terça-feira (11/06) representa uma data especial para os membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul aprovados no X Concurso Público para Promotores de Justiça Substitutos em 1991. Há 28 anos, os atuais Procuradores de Justiça Aroldo José de Lima, Gilberto Robalinho da Silva e Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, e os Promotores de Justiça José Aparecido Rigato, Rogério Augusto Calábria Araújo e Luiz Henrique Sobrinho, este último já aposentado, foram empossados e passaram a exercer as respectivas funções em prol da sociedade dentro do MPMS.

O Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva se recorda do esforço exigido para alcançar tal objetivo: “O ingresso na carreira do Ministério Público representou a realização de um sonho acalentado desde os bancos acadêmicos e a efetivação de uma atuação voltada à satisfação dos interesses do cidadão. A possibilidade de, em nome do Estado, provocar a prestação jurisdicional, sempre com o intuito de proteger a sociedade e resguardar os direitos coletivos, foi o grande móvel para, após o exercício da advocacia e a defesa dos menos favorecidos economicamente como Defensor Público Estatual, promover Justiça. Sinto-me feliz por fazer parte da história do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul”.

Já o Procurador de Justiça Aroldo José de Lima ressalta a importância da atuação do MPMS no desenvolvimento da comunidade: “São vinte e oito anos de união indissolúvel em favor dos interesses difusos e coletivos da sociedade, com legado funcional que até hoje repercute em Bonito, bem como em Coxim, Cassilândia, Dourados e Campo Grande, onde atuei como Promotor de Justiça. Aliás, a história da nossa turma é a nossa própria história de vida, da juventude à maturidade sem jamais perder a motivação e o ideal na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, colaborando para que o MP cumpra sua nobre missão constitucional”.

O Promotor de Justiça titular da 3ª Promotoria de Justiça de Dourados José Aparecido Rigato expressa a gratidão a todos que o acompanharam em quase 30 anos de Ministério Público: “foi ontem o ingresso no MP, e hoje já completa 28 anos. Uma vida! Uma vida pública dedicada à defesa do interesse público. Assim foi, assim tem sido. Grato a todos”.

A sessão solene foi presidida pelo então Procurador-Geral de Justiça Ovídio Pereira que presenciou a leitura do termo de compromisso e a posse dos membros. “Muita emoção ao conquistar o sonho profissional" recorda o Promotor de Justiça Rogério Augusto Calábria Araújo.

Ao final da solenidade, a Procuradora de Justiça Mara Cristiane Crisóstomo Bravo foi a responsável por realizar as saudações como porta-voz dos demais colegas. Após 28 anos, ela ainda expressa a paixão pelo cargo e a importância da atuação para a sociedade.

“Quando ingressei no MP eu tinha 23 anos de idade e hoje essa é idade do meu filho que está se formando em Direito. Fico feliz e honrada por ele ter seguido os meus passos. Então, só o fato dele seguir já demonstra o meu amor pelo Ministério Público, que é a minha vida, o meu motivo de levantar todos os dias e de me manter alegre, feliz e disposta para continuar em frente”.

 

 

Texto: Nathália Rabelo/estagiária Jornalismo com supervisão de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Memorial MPMS