Com o objetivo de atender as novas demandas sociais e tornar o Plano Estratégico Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul mais moderno e exequível, começou, nesta quinta-feira (6/6), o evento “Revisão do Planejamento Estratégico Institucional (PEI)”. Promovido pela Procuradoria-Geral Adjunta de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, por meio da Supervisão de Planejamento e Gestão Estratégica e da Secretaria de Planejamento e Gestão, o encontro acontece no Hotel Deville Prime Campo Grande e conta com a participação de membros e servidores.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos presidiu a mesa de abertura do evento composta pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional Olavo Monteiro Mascarenhas; pelo Corregedor-Geral do MPMS Marcos Antonio Martins Sottoriva; pela Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa Nilza Gomes da Silva; pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete da PGJ Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica e Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) Romão Ávila Milhan Junior.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional Olavo Monteiro Mascarenhas falou sobre os desafios da Instituição em relação às metas e projetos estratégicos e da importância do trabalho em conjunto entre membros e servidores.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos enfatiza que o evento é muito importante tanto para a sociedade como para a Instituição, pois é o momento para que membros e servidores possam refletir sobre sua área de atuação, planejar e aferir a efetividade das ações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Consultor de Administração e Marketing, Master Coach e Palestrante Internacional Fábio Marques com o tema “Sucesso Tá Na Mão – As Cinco Forças da Excelência”.

Em seguida, o Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa fez a apresentação do "Histórico do Planejamento do MPMS".

À tarde, a programação segue com dinâmicas que englobam análises de questões institucionais, priorização dos problemas críticos, identificação e priorização das iniciativas estratégias e revisão de iniciativas, indicadores e metas dos planos estratégicos setoriais.

Na sexta-feira (7/6), os trabalhos continuam também com dinâmicas abordando análise de risco, como medir as iniciativas estratégicas, construção dos planos diretores e definições de metas, definição dos objetivos estratégicos, sugestões de objetivos estratégicos para o PEI e priorização dos projetos e ações dos planos diretores e dos planos gerais de atuação.

Participação da sociedade

O processo de Revisão do Plano Estratégico Institucional também contemplou a aplicação de uma pesquisa junto à sociedade sul-mato-grossense. A Pesquisa de Consulta à Sociedade teve como principal objetivo identificar as demandas da sociedade e sua percepção acerca da atuação do MPMS. Seus resultados estatísticos foram estratificados por temática e fornecerão subsídios para a revisão do Plano.

O período de coleta de informações foi de 9 de abril a 28 de maio e abrangeu a sociedade, a sociedade civil organizada, integrantes do Ministério Público e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ao todo, 644 pessoas responderam ao questionário, contribuindo para o direcionamento dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite e Waléria Leite/Assecom MPMS