“Vozes: O Protagonismo das Mulheres Indígenas”, “Fale por Elas” e “Guaicuru” são os três projetos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul selecionados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2019. A lista foi divulgada, nesta segunda-feira (3/6), pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).

A seleção conta com 45 projetos, sendo cinco iniciativas em cada uma das nove categorias da premiação. Agora, a Comissão Julgadora do Prêmio CNMP 2019 receberá esta lista final com todas as informações dos projetos, e os julgadores definirão os três finalistas de cada categoria. A relação dos projetos finalistas está prevista para ser divulgada no dia 12 de julho.

Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

Para o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, a escolha dos três projetos significa para a Instituição o reconhecimento do trabalho e das metas traçadas por membros e servidores que buscam atingir os objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.

Conheça os Projetos do MPMS

Vozes: O Protagonismo das Mulheres Indígenas

Projeto voltado para a orientação sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, com enfoque nas violências praticadas contra as mulheres indígenas. Visa ao levantamento das condições de vida, trabalho, saúde e habitação dos povos indígenas, residentes em aldeias urbanas no município de Campo Grande e das mulheres indígenas trabalhadoras na feira do Mercado Municipal da capital, para mensurar o entorno social no qual vivem tais populações, com o fim de melhor recomendar políticas públicas de proteção aos direitos humanos de referidas comunidades tradicionais.

Fale por Elas

Campanha impactante que trata do combate ao abuso sexual infantil e de adolescentes no mês em que se comemora o dia das crianças. Por meio de uma parceria com uma Universidade e como exercício de criatividade, acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram projetos sobre o tema a Promotores de Justiça da área e aos responsáveis pela Assessoria da Comunicação do MPMS que escolheriam um para veicular em mídias de massa, alternativas e redes sociais.

Guaicuru

O projeto visa à capacitação e à implantação do Sistema de Automação da Justiça – SAJ/MP objetivando a gestão dos processos judiciais e extrajudiciais das áreas fim do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul em meio eletrônico, conforme Termo de Referência apresentado pela Instituição: Planejamento, Implantação e Capacitação.

Clique aqui para ver a lista com os projetos selecionados para a segunda fase da premiação.

O Prêmio CNMP

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Os projetos concorrem em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do CNMP