O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Adriano Barrozo da Silva, esteve na Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra no Município de Sonora (MS), para realizar uma palestra para falar sobre a importância dos pais e da escola na formação da cidadania das crianças e adolescentes, bem como os conceitos de bullying e cyberbullying.

Durante o evento, o Promotor de Justiça reforçou a necessidade de os pais acompanharem de perto o processo de educação dos filhos, “descrevi sobre as obrigações a eles inerentes, bem como, de que forma o Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA, é um instrumento que serve como diretriz para os pais e também para a escola”. O Promotor de Justiça ressaltou ainda a importância de uma fiscalização conjunta entre pais e educadores a respeito de qualquer mudança de comportamento do aluno, como de maneira repentina “não querer mais ir para a escola, mostrar-se agressivo, retraído, revoltado, o que pode indicar que o mesmo está sendo vítima de bullying”.

Adriano Barrozo da Silva afirmou ainda que é necessário que crianças e adolescentes cresçam aprendendo valores éticos e de convívio em sociedade, para que possam respeitar as diferenças do próximo, evitando que se transformem em potenciais causadores de bullying e que, nesta interação entre família e escola, sejam diagnosticadas também as eventuais influências prejudiciais de terceiros (amigos, por exemplo).

Um exemplo citado no evento foi o ataque de Suzano, chacina realizada por um estudante no interior de São Paulo; o Promotor disse que qualquer sinal de incentivo à atitude similar na escola deve ser prontamente comunicado às autoridades competentes, e que a prevenção é a melhor forma de atuação. Para tanto, os pais devem se aproximar dos filhos e se atentarem para o momento que estão vivendo.

* Bullying – é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas

* Cyberbullying - é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.

 

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: Acervo - Promotoria de Justiça de Sonora