O Promotor de Justiça da Comarca de Ponta Porã (MS), Gabriel da Costa Rodrigues Alves, participou na terça-feira (11/6) da reunião da comissão de mediação socioassistencial nos municípios sul-fronteira em que foi discutida a política de assistência social. O encontro contou, ainda, com a participação de representantes do Governo do Estado, de Gestores e de nove representantes de munícipios.  

Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru formam a região objeto de discussão, com 76 unidades a serem monitoradas, conforme explicou Salette Marinho de Sá, Superintendente da Política de Assistência Social (Supas) da Sedhast.

Na abertura do evento, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, enalteceu o papel da mediação e, ainda, reforçou a ideia de que iniciativas como essa precisam ser disseminadas para outros cantos do país, como uma experiência exitosa dentro do Estado, como por exemplo via publicações acadêmicas.

Sobre a importância do encontro, o Promotor de Justiça Gabriel da Costa Rodrigues Alves assevera que o espaço se constitui para somar, avançar em questões e pensar na construção desse sistema de garantia de direitos para todos. “Precisamos pensar em soluções e estamos aqui fazendo algo a mais em prol do próximo e também em prol de uma política que poderá ser requisitada por qualquer um de nós”, pontuou, ainda, frisando essa aproximação entre Ministério Público e o poder executivo de cada município participante.

Texto:  Sedhast/Leomar Alves Rosa – editado por Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Sedhast