Representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, os Promotores de Justiça e Assessores Especiais da Procuradoria-Geral de Justiça, Ricardo de Melo Alves e Paulo César Zeni participam, nos dias 12 e 13 de junho em Brasília, do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para Ecossistema de Justiça (EXPOJUD).

Prestigiam o evento, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; o Promotor de Justiça Leonardo Dumont Palmerston e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior.

Na ocasião, os Promotores de Justiça apresentam quatro projetos desenvolvidos pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, sendo eles:

 - Projeto Expert: Portal DAEX, cujo objetivo é auxiliar o Promotor de Justiça sobre quais documentos devem encaminhar e o que indagar aos peritos;

 - Projeto Mapa do Crime, que consiste em realizar diagnósticos para interferir nos cenários e planejar ações repressivas;

- O Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (NUGEO) que tem por finalidade identificar a propriedade rural e a existência da autorização para supressão vegetal realizada e detectar crimes ambientais; e

- Projeto Única Instância, que tem como objetivo monitorar os processos no TJMS, comunicando automaticamente aos Promotores de Justiça sobre algum tipo de movimentação.

Congresso

O EXPOJUD é o primeiro encontro sobre revolução exponencial desse segmento e possui o objetivo de promover debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo, dentro do sistema judicial. O evento trata de temas aplicados à realidade da justiça, como soluções de Inteligência Artificial, Blockchain e LGPD, que irão fomentar o impacto dessas mudanças nos Tribunais de Justiça do Brasil.

Além disso, o evento conta com três palcos paralelos, compostos por especialistas da área, que compartilham suas experiências inovadoras no que tange à justiça exponencial.

Há, ainda, uma programação multipalco com uma área de exposição de cases inéditos, de 25 instituições da justiça brasileira.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom