A Promotora de Justiça da 72ª Promotoria de Justiça, Luciana do Amaral Rabelo, juntamente com os servidores, reuniram-se nesta quinta-feira (27/06) na Casa da Mulher Brasileira para uma palestra dinâmica ministrada pela Psicóloga Alaine Elias Amaral, estagiária de pós-graduação de psicologia, que trata da importância da gratidão no ambiente de trabalho e da abertura da caixa da gratidão.

A “Caixa da Gratidão” surgiu a partir do projeto “Gestão Sustentável” idealizada pela 72ª Promotoria na Casa da Mulher Brasileira com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os profissionais no intuito de gerar um ambiente saudável. Segundo Alaine, a gratidão gera inúmeros benefícios para a saúde mental e para a convivência: “Quando você expressa gratidão é um exercício de reconhecer algo de bom no outro e assim fazer a diferença no ambiente em que estamos inseridos. ”

A partir desse projeto cada servidor tem a oportunidade de agradecer aos seus colegas por algo de bom que aconteceu, momentos de alegria, situações de ajuda e compartilhamento de conhecimentos, através de cartas e bilhetes escritos e depositados dentro dessa caixa. Uma vez por mês a caixa é aberta e assim são distribuídas as cartas de gratidão que se estendem até para presentes, cartões e outras formas de demonstração de agradecimento pela convivência.

Para Luciana Rabelo, o dia a dia da 72ª Promotoria tem muitos atendimentos e, muitas vezes, não há a oportunidade de uma conversa, tendo a caixa da gratidão melhorado muito o ambiente do trabalho: “Aqui na Promotoria temos um ambiente pesado onde mulheres chegam com tantos problemas, vítimas de violência, e nós precisamos estar bem e nos fortalecer. Então, parar 20 minutos para ter uma conversa e um compartilhamento através da ajuda da psicólogapara orientação fez com que o ambiente mudasse. Hoje a gente trabalha mais feliz e engajado. ”

Durante a dinâmica todos tiveram a oportunidade de ler mensagens deixadas pelos colegas e compartilhar os benefícios da gratidão que visam incentivar também o reconhecimento que estimula a pessoa a se sentir mais feliz em trabalhar. Por isso é uma caixa de reconhecimento pelo trabalho do outro.

Texto e fotos: Raysa Lopes - Estagiária de Jornalismo – sob supervisão da Jornalista Waléria leite – Assessora de Comunicação