O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, participou nesta sexta-feira (26/7) da solenidade de descerramento da placa alusiva ao aniversário de 40 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Além do chefe do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, estiveram presentes diversas autoridades, representando o Legislativo, o Executivo Estadual e Municipal, a Defensoria Pública, a Procuradoria do Estado e as Polícias Federal e Estadual.

O descerramento da placa de aniversário homenageia nomes daqueles que foram precursores e o objetivo é perpetuar seus feitos para as atuais e futuras gerações da advocacia.

Em discurso, o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, citou que neste ano a história do Estado e de Campo Grande fará parte do nosso cotidiano. Mato Grosso do Sul comemora 40 anos de criação e Campo Grande completa 120 anos de fundação, no dia 26 de agosto. “Várias datas estão confluindo para que possamos resgatar a memória de nossos fundadores e de como, pouco a pouco, acumulamos as experiências do passado para celebrar o presente e projetar o futuro”.

Na sequência, o Presidente falou sobre os 40 anos da instituição, que será celebrado no próximo 29 de agosto, e afirmou que, para marcar a data, o memorial implantado simboliza e homenageia todos aqueles que contribuíram para a grandeza da entidade. “Essa simples solenidade tem, acima de tudo, um compromisso com a nossa história. Muitos sul-mato-grossenses hoje não sabem que chegamos até aqui graças aos corações e mentes daqueles que palmilharam uma longa estrada, superando desafios, lutando incansavelmente para fazer da OAB e da nossa profissão referência de defesa intransigente do Estado Democrático de Direito. Peço, em nome da Presidência da Ordem, da nossa Diretoria e dos Conselheiros aqui presentes, que tenham compromisso efetivo com a nossa memória e nossos valores históricos. Sem isso, as futuras gerações serão vazias, anódinas e sem clareza de nossa identidade cultural”, destacou Mansour Karmouche.

O Procurador-Geral de Justiça disse que, para o Ministério Público, foi uma honra participar do evento e ressaltou a importância da atuação da OAB nas grandes mudanças na sociedade. “Se o nosso País, ao longo da história, vem evoluindo – e com percalços próprios de uma democracia, ainda, talvez carente de um próprio princípio democrático –, se deve muito a cada advogado, advogada [...]. Esses 40 anos, que a Ordem dos Advogados aqui em Mato Grosso do Sul comemora, não são motivo de júbilo apenas para aqueles que integram a instituição, são motivo de júbilo para a sociedade do nosso Estado”, finalizou.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista – Assecom/MPMS – com informações e fotos da OAB/MS