Atendendo à Recomendação da Promotoria de Justiça de Nova Alvorada do Sul, expedida no bojo do Procedimento Administrativo n° 09.2018.00004328-1, a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul implantou o Programa Família Acolhedora no município, tornando-se o 9º a dispor deste tipo de acolhimento no Estado.

O programa de acolhimento familiar possui grande vantagem em relação ao sistema de acolhimento institucional, pois possibilita o cuidado individualizado da criança e do adolescente, propiciando um ambiente mais saudável, seguro e afetivo.

Para a consecução do projeto, diversas medidas tiveram que ser adotadas, como a elaboração de lei municipal instituindo o programa e a dotação orçamentária para custeá-lo, o cadastramento e treinamento das famílias habilitadas, além da capacitação da rede para a realização do novo serviço.

Inicialmente, três famílias foram habilitadas, duas das quais já se encontram com adolescentes acolhidos, havendo previsão para a ampliação do programa à medida que surgirem novas famílias interessadas que se enquadrem no perfil exigido.

O Promotor de Justiça de Nova Alvorada do Sul, Maurício Mecelis Cabral, destacou a importância do projeto para garantir dignidade às crianças e aos adolescentes acolhidos afirmando que o objetivo é paulatinamente substituir o serviço de acolhimento institucional pelo programa de acolhimento familiar no município.

 

Texto: PJ de Nova Alvorada do Sul

Foto: Banco de imagens