Fortalecer o papel da mulher na sociedade por meio de pontes como representatividade, sororidade e a colaboração tem se tornado desafio de diversos atores sociais que buscam a segurança, a igualdade de direitos e melhores condições de vida para mulheres no país.

Pensando nisso, a Promotora de Justiça Titular da 2ª PJ de São Gabriel do Oeste, Isabelle Albuquerque dos Santos Rizzo, lançou na última segunda-feira (1º/7) o Projeto Prendas do Cerrado, que tem o objetivo de alcançar o empoderamento feminino das adolescentes estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual São Gabriel.

Com o slogan “Meninas confiantes, mulheres brilhantes” o projeto busca a educação dessas meninas em todos os sentidos de forma a lhes proporcionar novas perspectivas de futuro.  O nome “Prendas do Cerrado” faz alusão à colonização gaúcha existente no Município de São Gabriel do Oeste, somada à vegetação predominante na região deste Município sul-mato-grossense.

Para a Promotora de Justiça Isabelle Albuquerque dos Santos Rizzo o projeto atende algumas necessidades encontradas no dia a dia da Promotoria:

“O que motivou o projeto foi a nossa própria atuação diária, tendo em vista que na 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude chegam inúmeros casos envolvendo situações de risco e de vulnerabilidade de adolescentes”.

A Promotora destaca ainda que o projeto é uma inciativa necessária para combater a discriminação de gênero ainda tão presente na sociedade:

“O projeto tem como objetivo alcançar o empoderamento feminino de adolescentes, com elevação da autoestima, foco na educação e projeção de planos para o futuro, evitando a gravidez precoce, o envolvimento com drogas e relacionamentos abusivos, assim como a violência e a evasão escolar. Com o fortalecimento da autoestima e do senso de responsabilidade quanto à necessidade de investirem em sua formação educacional, acreditamos que podemos ter ações transformadoras, de modo que as adolescentes integrantes do projeto tenham um futuro promissor, bem como que estejam fortalecidas para enfrentar as adversidades sociais, infelizmente ainda existentes em razão da discriminação de gênero”.

O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo. No caso de identificação de qualquer tipo de problema seja na área de assistência social ou de saúde, as adolescentes terão suporte da rede de Proteção Social do município para os encaminhamentos necessários.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: 2ª PJ de São Gabriel