Em Sessão Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (CPJMPAC), realizada nesta sexta-feira, foi aprovada por unanimidade a adesão ao Planejamento Estratégico Nacional proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para vigorar entre 2020 e 2029.

A apresentação do novo Planejamento Estratégico Nacional ficou a cargo da Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul e Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Ana Lara Camargo de Castro, que expôs todo o processo de construção desde a etapa de diagnóstico, passando pelos encontros regionais e a elaboração do mapa estratégico. A apresentação contou com a presença dos Membros do CPJMPAC, Promotores de Justiça, Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Acre (Ampac) e servidores da Instituição.

Kátia Rejane explicou que apresentar a proposta do CNMP foi uma decisão da gestão do MPAC para que a escolha de aderir ou não ao Planejamento Estratégico Nacional fosse feita de forma conjunta.

“Esse ano também é de revisão do nosso Planejamento Estratégico do MPAC e precisamos pensar em um MP para daqui a uns anos. Foi uma decisão da gestão apresentar a proposta de planejamento, para que fosse tomada uma decisão em conjunto para escolher o caminho a ser adotado em relação à atualização do nosso Planejamento Estratégico que, agora aprovado, será adaptado à nossa realidade no tocante às ações desenvolvidas”, disse a Procuradora-Geral.

A Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, explicou que concluída a adesão ao Mapa Estratégico, a metodologia será trazida para as dinâmicas regionais desenvolvidas pelo MPAC, para que saiam daqui programas adaptados à realidade local.

 “O Planejamento Estratégico passa a vigorar a partir de janeiro de 2020, e no MPAC o processo de revisão ocorre entre os meses de agosto e setembro”, destacou a Promotora de Justiça.

Ao término da Sessão, a Procuradora-Geral do MPAC agradeceu ao CNMP e à Promotora de Justiça por sua contribuição e empenho na apresentação. “Quero registrar nossos agradecimentos ao CNMP e à Doutora Ana Lara por sua colaboração. Tenham o reconhecimento e a gratidão de todos os Membros e servidores do Ministério Público acreano, sigam logrando muito êxito na sua missão”, finalizou Kátia Rejane.

Palestra

À tarde, a Promotora de Justiça do MPMS e Membro Auxiliar do CNMP, Ana Lara Camargo de Castro, ministrou duas palestras com os temas: "Acordo de Não Persecução Penal" e "Equidade de Gênero no Sistema de Justiça".

O evento aconteceu no auditório do MPAC e contou com a presença de Membros e servidores da Instituição.

Na ocasião, Ana Lara também expôs seu livro “Plea Bargain: Resolução Penal Pactuada nos Estados Unidos”.

Texto: Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos – Tiago Teles e Eduardo Cunha