Cerca de 500 servidores e Membros participaram, na manhã desta quinta-feira (22/8), da abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

Este ano, o tema escolhido é “Ministério Público e Agenda 2030: resolutividade e os objetivos de desenvolvimento sustentável”. Durante o congresso serão realizadas discussões sobre a atuação do Ministério Público que contribua e esteja alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em especial ao objetivo 16, cujo tema principal é “Paz, Justiça e Instituições fortes”.

A solenidade de abertura contou com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; dos Conselheiros do CNMP Orlando Rochadel Moreira (Corregedor), Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Sebastião Vieira Caixeta, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Dermeval Farias Gomes Filho, Fábio Bastos Stica, Valter Shuenquener de Araújo, Otavio Luiz Rodrigues Jr. e Sandra Krueger (indicada pela OAB para Conselheira do CNMP).

Os participantes foram saudados pela Secretária-Geral do CNMP, Cristina Melo, em nome da Procuradora-Geral da República e Presidente do CNMP, Raquel Elias Ferreira Dodge. “Nesta edição teremos a oportunidade de debater temas caros ao Ministério Público e à sociedade brasileira. Juntos poderemos refletir sobre como alcançar, no âmbito da nossa Instituição, a promoção da resolutividade tendo como arrimo os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU”, ressaltou a Secretária-Geral do CNMP.

Nos dois dias do evento serão debatidos temas como a diversidade, inteligência artificial, gameficação, administração sustentável, comunicação não-violenta, perspectiva de gênero e raça, comunicação digital inclusiva, segurança da informação e integridade. Os participantes do evento foram convidados a contribuir com a doação de livros para o “Livrômetro”, uma ação que faz parte do Programa Integridade lançado pela presidência do CNMP.

“O programa é mais um instrumento de transparência e de gestão participativa que vai fortalecer os mecanismos já existentes e estimular a criação de novas ferramentas de transformação social dentro e fora da Instituição”, afirmou Cristina Melo. Uma das ações é o “Projeto Livrômetro”, que tem como objetivo receber a doação de livros e destiná-los a escolas públicas, universidades e unidades prisionais.

Participaram também do evento os Promotores de Justiça do MPMS: Alexandre Magno Benites de Lacerda, Chefe de Gabinete do PGJ; Bianka Karina Barros da Costa, Secretária-Geral do MPMS; Romão Avila Milhan Junior, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Membros do Ministério Público; e Ana Lara Camargo de Castro, Assessora Especial e Membro Auxiliar do CNMP, bem como os servidores Nádia de Moura Mattos, Analista/Administração; Elisa Mari Kihara Zaha, Diretora da Secretaria de Finanças; Fabiano Alves Davy, Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas; Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação; Natascha Junko Sakamoto Costa, Chefe do Departamento de Auditoria Interna; Valdemilson Masayoshi Thaada, Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão; Waleria Leite e Cynthia Silveira, Assessoras de PGJ.

Acesse aqui a página do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do MP.

Texto: CNMP – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Sérgio Almeida (Secom/CNMP)