A Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, foi homenageada com o Título de Cidadã Campo-Grandense durante a solenidade especial que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, nesta quarta-feira (21/8). A honraria foi indicada pelo Vereador Fritz.

O evento lotou o Palácio Popular da Cultura. Na ocasião, foram homenageadas 87 personalidades, incluindo a Promotora de Justiça, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na contribuição para o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Médicos, empresários, agentes públicos e representantes de diferentes setores da sociedade foram agraciados com as mais altas comendas do Legislativo Municipal. 

“Muita honra e gratidão ser agraciada como Cidadã Campo-Grandense, em reconhecimento ao trabalho em prol da saúde pública. Realmente foi uma noite emocionante e agora me sinto definitivamente acolhida por essa maravilhosa Cidade Morena”, afirmou a Promotora.

Na ocasião, o Governador Reinaldo Azambuja, campo-grandense de nascimento e agraciado com o Título de Cidadão Benemérito, destacou que: "A indicação de vocês aos homenageados é muito importante. É uma Capital que completa 120 anos agora, no mês de agosto. Todos fizeram sua parte, colaboraram com o crescimento e transformaram Campo Grande em uma das capitais mais belas do país. Os elogios que todos fazem a nossa Capital são unânimes. Uma cidade gentil e acolhedora. Tenho uma alegria enorme de poder estar como Governador na comemoração dos 120 anos da nossa Capital".

Para o Prefeito Marquinhos Trad, que recebeu a mesma homenagem, não há como falar de Campo Grande sem lembrar do coração, o que gera autenticidade na fala. “A palavra tem sentimento maior porque Campo Grande é abençoada por Deus”, disse. Trad recordou-se da história da cidade que completa 120 anos, iniciando com um mineiro com uma tenda, em referência a José Antônio Pereira. 

Em sua fala, o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Deputado Estadual Paulo Corrêa, destacou a iniciativa da Câmara Municipal em valorizar cidadãos que, com seus trabalhos, contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social de Campo Grande. Ele foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo, por proposição do Vereador João César Mattogrosso.

Exposição

Durante a solenidade ainda houve, como forma de comemorar o aniversário da Capital, uma exposição fotográfica que mostra paisagens e pontos turísticos da cidade. As imagens foram feitas por 16 fotógrafos que atuam em diferentes veículos de comunicação ou assessorias de imprensa da Capital.

Eles também gravaram vídeos com a equipe de Comunicação Social da Casa de Leis, relatando as suas experiências com a fotografia, a vivência em Campo Grande e a história da foto escolhida para representar a Cidade Morena, eternizando momentos e locais que servem como arquivo histórico e de divulgação.   

Participam da exposição os fotógrafos Rachid Waqued, Marco Miatelo, Marcos Ermínio, Valdenir Rezende, David Majella, Luiz Alberto, Luciano Muta, Gerson Walber, João Garrigó, Denilson Secreta Nantes, Chileno, Chico Ribeiro, Bruno Henrique, Álvaro Rezende, Wagner Guimarães e Marcelo Calazans. 

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da Câmara Municipal de Campo Grande

Fotos: Nathalia Rabelo/estagiária Assecom MPMS