Nesta quarta-feira (25/9), foi realizada em Dourados a capacitação sobre a Lei n° 13.819, de 26 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A iniciativa faz parte do “Setembro Amarelo”, mês dedicado às ações com ênfase em saúde mental.

Proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, o encontro teve como objetivo debater o tema com profissionais da rede governamental e não governamental. As Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social e a Coordenadoria Regional de Educação apoiaram a capacitação.

A Diretora de Atenção Especializada, Vanda Assad, destacou que a capacitação é importante para atualizar os profissionais sobre o tema, com impacto em novos direcionamentos de trabalho no meio. “A lei é recente e temos várias demandas no município neste sentido. Infelizmente, cada vez mais se tem o registro de menores se mutilando e nós precisamos nos articular, aprimorar o fluxo de atendimento”. Ela ressaltou ainda que ações com ênfase na saúde mental já têm sido um direcionamento de trabalho da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que a parceria com Ministério Público Estadual vem para somar à gestão e ampliar os serviços da rede Psicossocial.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol mediou as atividades da capacitação. Posteriormente, a psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Educacional do Estado, Paola Nogueira Lopes, explanou o tema “Papel da escola frente às demandas do cotidiano”.

Por sua vez, o Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Devanildo de Souza Santos, falou sobre o “Fluxograma e preenchimento da ficha de notificação”.

Após a capacitação, reuniões ampliadas acontecerão com o Ministério Público Estadual sobre a temática.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS -com informações do Dourados News