O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental Luciano Furtado Loubet, participou, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, do “IV Congreso Internacional de Sostenibilidad Ambiental y Territorial”, realizado no Distrito Federal, no México.

O encontro é organizado pela “FISAT (Fundación Internacional para la Sostenibilidad Ambiental y Territorial)” e contou com a presença de representantes de 14 países.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet, que também é Secretário Executivo da Rede Latinoamericana de Ministério Público Ambiental (REDEMPA), participou como Coordenador da mesa da Rede Latinoamericana de Ministério Público Ambiental com o tema “Justiça Ambiental na América Latina”.

De acordo com o Promotor de Justiça, nessa temática foi abordada a conexão dos direitos humanos e o acesso à justiça ambiental, bem como foi apresentado o estudo da Rede Latinoamericana sobre grandes investimentos em obras e responsabilidade ambiental dos agentes financiadores.

A REDEMPA é uma rede com mais de 250 integrantes, de 17 países, e tem por finalidade a integração e intercâmbio de experiências na defesa do Meio Ambiente. Foi criada em 26 de novembro de 2008, na Cidade de Bonito – MS, e teve participação de Membros dos Ministérios Públicos do Brasil (Federal e Estadual), Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru, oportunidade em que foram traçados os princípios e objetivos da rede, além das estratégias de atuação.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom