O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), realizou nesta sexta-feira (4/10) o evento “Nossa Missão, Meus Valores” para servidores deste setor, no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça.

A programação do evento contou com a palestra do Promotor de Justiça Nicolau Bacarji Junior, da 33ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que explicou a importância do trabalho do setor de Tecnologia da Informação (TI) na execução e celeridade dos processos, citando casos que chegam à Promotoria de Justiça e que, com o auxílio da tecnologia em gravar depoimentos, auxiliam a reduzir o tempo de trâmite pela metade. “Atendemos em média 170 casos que envolvem crianças e adolescentes na Promotoria de Justiça. Com o processo judicial eletrônico, para registrar, autuar e chegar no mandado de busca levaria de 8 a 10 dias, mas hoje fazemos em 5 dias”, ressaltou.

O Promotor de Justiça e Assessor Especial Paulo César Zeni, que faz parte do Comitê de Modernização Administrativa do MPMS e também do Projeto Guaicuru, abordou sobre “A Automação no Direito Processual Eletrônico”. Segundo Zeni, o Projeto Guaicuru foi o primeiro passo na implantação do processo eletrônico na Instituição. O Membro fez uma retrospectiva de como eram feitos os registros dos processos desde o início do século passado até os dias atuais.

Paulo Zeni explicou ainda que o SAJ-MP (Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público) surgiu em 2014 com mudanças tecnológicas e avanços imediatos, e que atualmente o BIG DATA está revolucionando o modo de gerenciar e, principalmente, a entrega de informações, muito mais precisa e rica. “A intenção é avançar com tecnologia a fim de estruturar os dados e explorar isso com eficiência dentro das ações e processos jurídicos.  Precisamos ter explicabilidade em nossa tecnologia, pois a máquina ainda trabalha com a lógica, mas precisa de motivação racional. Por isso estamos nos preparando para levar automação da justiça para a sociedade”, concluiu.

Ao final da palestra, a Secretaria de Tecnologia da Informação realizou uma dinâmica com os servidores para promover a união, as ideias e a valorização profissional do grupo.

Texto: Raysa Lopes/ estagiária – supervisionado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Raysa Lopes