Em atividade desde 2003, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) em Nova Andradina/MS ganhou um espaço mais amplo e especializado no atendimento às vítimas de violência doméstica, abusos ou estupros. A reinauguração aconteceu na terça-feira (1º/10) e contou com a presença da Delegada Titular da DAM, Daniella Oliveira Nunes Leite, do Delegado Regional de Polícia Civil de Nova Andradina André Luiz Novelli, do Procurador do Ministério Público do Trabalho Jeferson Pereira, do Promotor de Justiça da comarca Fabrício Secafen Mingati e de autoridades locais.

Mais moderna, a DAM conta agora com ambiente específico para o acolhimento das vítimas (Sala Lilás), cartório, sala de registro de ocorrências e até mesmo uma brinquedoteca para que as crianças fiquem entretidas durante os procedimentos que se fizerem necessários. A nova arquitetura primou ainda pela acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os investimentos e subsídios para a reconstrução da DAM de Nova Andradina foram provenientes de verbas oriundas do MPT e da Justiça Estadual, por meio das Varas Criminais.

Com apoio do Conselho Comunitário de Segurança, ficou a cargo do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual em Nova Andradina Fabrício Mingati fiscalizar e acompanhar a obra, para que o montante fosse devidamente aplicado.

“Todos esses meses dedicados para o acolhimento digno das vítimas de violência contra as mulheres, que muitas vezes se encontram fragilizadas pelas agressões físicas, morais, sexuais e psicológicas que sofreram, não foram em vão. Nova Andradina ganha hoje um espaço ideal para o serviço de proteção às mulheres e o Ministério Público Estadual também se faz presente e atuante nesta conquista”, ressalta o Promotor.

Texto: Nathalia Rabelo/estagiária – supervisionada por Cynthia Silveira/Assecom MPMS