O Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas assumiu pela terceira vez a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), para o biênio 2019/2021. A posse aconteceu nesta quinta-feira (24/10), na reunião solene do Colégio de Procuradores de Justiça, que foi presidida pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Planejamento e Gestão Institucional, Hudson Shiguer Kinashi, como Procurador-Geral de Justiça em exercício.

O Procurador de Justiça e Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Silasneiton Gonçalves, fez a leitura do Termo de Posse, e a saudação ao empossado ficou a cargo da Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, que falou em nome do Colégio. Em seu discurso, ela destacou a atuação de Olavo Mascarenhas nas gestões anteriores, quando ocupou o cargo de Ouvidor, e reforçou a importância da Ouvidoria como um canal direto de comunicação entre o Ministério Público Estadual e o cidadão.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior, parabenizou o Procurador de Justiça por mais uma gestão à frente da Ouvidoria e fez um breve relato sobre o cenário do Ministério Público em todo o Brasil. Ele ressaltou a parceria entre a ASMMP, o Colégio e a Ouvidoria no sentido de continuar trabalhando com unidade institucional, entusiasmo e dedicação em prol da sociedade sul-mato-grossense.

Em seu discurso, o Ouvidor do MPMS agradeceu ao Colégio, pela confiança depositada em seu trabalho, e ao Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos – ausente em razão de compromissos institucionais –, por tê-lo nomeado previamente para o cargo de Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional. “No planejamento estratégico, tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe profissional e que muito me auxiliou”, disse. Olavo Mascarenhas agradeceu também as palavras da Procuradora de Justiça Ariadne e elogiou o trabalho desenvolvido pelos Procuradores de Justiça Silasneiton Gonçalves e Adhemar Mombrum de Carvalho Neto quando ocuparam o cargo de Ouvidor.

Sobre o terceiro mandato como Ouvidor do MPMS, Olavo Mascarenhas afirmou que, em sua gestão, vai continuar fortalecendo a Ouvidoria para interagir com os cidadãos e auxiliá-los, “atuando com transparência, eficiência, presteza e segurança nas atividades institucionais buscando o fortalecimento da cidadania”.

O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Hudson Shiguer Kinashi, também fez uso da palavra e disse que “o Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas trouxe à Ouvidoria ânimos e atualização necessária a fim de atender os anseios sociais”. Ele também destacou a proatividade do Procurador e da equipe da Ouvidoria em suas ações sociais, que ampliaram os limites institucionais, gerando empatia e aproximação da população. “A Ouvidoria está sob a coordenação de um homem que conhece a natureza do Ministério Público e que certamente tem em mente o melhor para a sociedade”.

Eleição

O Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas foi eleito, no dia 12 de outubro de 2019, como Ouvidor do MPMS para o biênio 2019/2021.

A escolha aconteceu na reunião extraordinária do Colendo Colégio de Procuradores de Justiça e o Procurador de Justiça recebeu 21 votos.

Trajetória

Essa é a terceira vez que o Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas atua à frente da Ouvidoria do MPMS. No dia 5 de setembro de 2013, ele assumiu pela primeira vez o cargo de Ouvidor, para o biênio 2013/2015, no lugar do Promotor de Justiça Celso Antonio Botelho de Carvalho.

Dando continuidade à gestão, Olavo Monteiro Mascarenhas foi reeleito para o cargo no dia 27 de agosto de 2015, para o biênio 2015/2017. Agora, o Procurador de Justiça ocupa novamente o cargo, até 2021.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS

Foto: Raysa Lopes/Estagiária – Assecom/MPMS