Em comemoração ao Dia do Servidor Público, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria-Geral e parceria com o Sindicato dos Servidores do MPMS (SINSEMP), promoveu, nesta terça-feira (29/10), palestras de várias temáticas para trazer reflexões aos servidores. O evento aconteceu no Auditório Dra. Claudia Menezes Pereira, localizado na Rua da Paz.

Pela manhã, o tema da palestra foi planejamento de aposentadoria para o servidor público, tendo sido ministrada pela Advogada e Especialista em Previdência Juliane Penteado Santana, que é também Coordenadora Regional do IBDP do Centro Oeste e MS.

Na ocasião, ela falou sobre a história da previdência do servidor público, esclarecendo termos como a integralidade e paridade, e como são feitos os cálculos dessas aposentadorias. Com ênfase nas perspectivas futuras da previdência, fez uma análise sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 06/2019, que trata da Reforma da Previdência. Além disso, exemplificou situações e, através de uma palestra dinâmica, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas. “Hoje há uma necessidade de aprender sobre previdência e educação financeira para entender e administrar seus investimentos, pois a previdência pode não suprir o perfil do servidor público, que é de estabilidade financeira”, enfatizou a Advogada.

No período da tarde, o Policial Rodoviário Federal (PRF) Alexandre Figueiredo de Araújo, com experiência em planejamento estratégico, proferiu palestra sobre “Como ser o Comandante e Estar no Controle de suas Finanças”.

Além de abordar sobre os 25 anos de carreira como servidor público, o palestrante também debateu sobre a história e atuação da PRF, as diferenças entre comandar, liderar e controlar, bem como explicou a importância do servidor público, independente da área de atuação, para o funcionamento da Instituição e do Estado.

“O que é o Ministério Público? Não é essa caixa. São as pessoas que estão aqui dentro que fazem o MPMS. As Instituições só são grandes por causa das pessoas que estão

nelas. Então, a gente começa a entender que o comando faz parte desse cérebro que todo mundo ajuda a pensar no consciente coletivo, todo dia alguma sorte pertence ao controle. Entendemos que toda parte logística são essas veias e artérias que fazem a gente se comunicar e continuar existindo, e as demais áreas fazem parte dessa organização, desse corpo em que a gente tem que administrar e fazer parte. Comande suas ações, controle suas atitudes e lidere sua vida”, explicou Alexandre.

O evento foi direcionado a todos os servidores.

Texto: Raysa Lopes e Nathália Rabelo/estagiárias – supervisionado por Elizete Alves/Jornalista Assecom