“Falar desses nove anos de Ministério Público é relembrar uma grande e constante caminhada de aprendizado, travando batalhas diárias ao lado de valorosos colegas e sempre contando com amizades verdadeiras que se encontram entrelaçadas por um ideal comum de justiça. Enfim, foram nove anos de plena realização profissional”. Com essas palavras, a Promotora de Justiça, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Viviane Zuffo Vargas Amaro relembra o momento da posse, passados 9 anos, que aconteceu no salão do Tribunal de Justiça de Campo Grande, ocasião em que foi oradora da turma.

Foram 18 Promotores de Justiça que, naquela noite de 15 de outubro de 2010, assumiram o XXIV Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso na Carreira, são eles: Alexandre Rosa Luz, Gabriel da Costa Rodrigues Alves, Gisleine Dal Bó, Leonardo Dumont Palmerston, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, Rodrigo Cintra Franco, Romão Avila Milhan Junior, Alexandre Estuqui Junior, Paulo Leonardo de Faria, Viviane Zuffo Vargas Amaro, Allan Carlos Cobacho do Prado, Nara Mendes dos Santos Fernandes, Cinthia Giselle Gonçalves Latorraca e Fernanda Rotilli Dias. Quatro Promotores empossados já não fazem mais parte do quadro de Membros do MPMS.

O Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, que hoje atua na 15ª Promotoria de Dourados, lembra que: “Ingressar no Ministério Público de Mato Grosso do Sul foi a concretização de um sonho, construído após anos de dedicação nos estudos, amadurecimento pessoal e profissional. Hoje, passados quase uma década de exercício da honrosa função pública em defesa da sociedade, continuo com o mesmo idealismo de anos atrás, pois profissionalmente realizado e ainda mais motivado para enfrentar os novos desafios que estão por vir”.

Em Ponta Porã, a Promotora de Justiça Gisleine Dal Bó afirma que este é um sonho concretizado: “Lembro que durante a solenidade, eu olhava meus pais e pensava: cheguei, deu certo! E ao mesmo tempo refletia: fim de uma jornada, início de outra! Que Deus esteja conosco! ”.

Leonardo Dumont Palmerston, titular da comarca de Paranaíba, fala com orgulho desse dia que considera um marco: “Tenho muito orgulho de ter ingressado nos quadros do Ministério Público ao lado de colegas tão especiais que batalharam tanto para alcançar esse objetivo e, mesmo após quase uma década de muito trabalho, continuam imbuídos do ideal de defender a sociedade sul-mato-grossense”.

O Promotor de Justiça Gabriel da Costa Rodrigues Alves, vindo de Santa Catarina na época, lembra que são muitos anos dedicados aos estudos e, a partir do momento em que é aprovado no concurso, a vida toma outro rumo. “Esse dia foi um dia de alegria e de reconhecimento de um grande desafio porque, a partir de então, nós praticamente abdicamos da nossa vida passada, deixei meu pai, mãe e todas as minhas origens em Santa Catarina. Esse dia marca essa ruptura, que é um juramento à essa uma nova missão, e que comparo a um sacerdócio na medida em que você renuncia as suas aspirações e pretensões pessoais em prol do interesse coletivo, do fortalecimento dos direitos difusos, da proteção dos interesses individuais, que nós tanto lutamos no dia a dia”.

“Meu amado pai, já falecido, foi Membro do Ministério Público por mais de 40 anos. Receber formalmente a posse das mãos do então Procurador-Geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira, foi por certo o momento mais marcante daquele 15 de outubro de 2010. Integrar a Instituição que cresci admirando com minha família ali presente, sem dúvida gerou uma emoção única em minha vida. Passados nove anos daquele dia, só tenho a ressaltar o orgulho e a honra de pertencer a esta turma, que trouxe grandes quadros do nosso Parquet. Espero que tenhamos força e obstinação para, acima de tudo, seguir honrando o nome do Ministério Público de Mato Grosso do Sul por muitos anos mais”, encerrou com palavras vindas cheias de emoção, o Promotor de Justiça Paulo Leonardo de Faria.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Arquivo Assecom