Iniciou nesta quinta-feira (31/10), o Fórum de Combate à Corrupção, mais um evento promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP/MS). O encontro foi realizado no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, localizado na Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de Promotores e Procuradores de Justiça, além de outras autoridades locais.

Ao fazer a abertura do evento, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP/MS, Jaceguara Dantas da Silva, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das entidades parceiras no combate à corrupção.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, parabenizou mais uma vez a iniciativa da Diretora da Escola, Jaceguara Dantas da Silva, e destacou a extrema relevância em discutir o tema. “Quando nós tratamos de um Fórum de Corrupção, nós tratamos de discutir um dos maiores problemas que assolam a sociedade brasileira. Quando tratamos de corrupção, seja na área da investigação, seja na área da atuação judicial, seja na controladoria, percebemos que o Brasil como um todo sofre dia a dia os efeitos da corrupção e, para nós do MPMS, isso se reflete nas inúmeras áreas de atuação: na saúde, na educação, na área daqueles que atuam na execução da pena, na área do combate à improbidade administrativa, enfim, nas múltiplas facetas em que se revelam os efeitos da corrupção. Discutir essa temática é discutir o que a sociedade espera de cada um de nós”, pontuou.

Por sua vez, o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso do Sul, Daniel Carlos Silveira, também parabenizou a ESMP/MS e enfatizou a importância dessa troca de experiência tanto para o aprimoramento da gestão pública, quanto ao combate à corrupção.

Em seguida, o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, proferiu palestra sobre “O combate à corrupção no Brasil e a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção)”. A mediação será feita pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos.

Já nesta sexta-feira (1º/11), os trabalhos iniciaram com a palestra “O papel dos órgãos de controle no combate à corrupção sistêmica”, explanada pelo Ministro do Tribunal de Contas de União Bruno Dantas Nascimento. A mediação será feita pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP/MS, Jaceguara Dantas da Silva.

E por fim, o tema “A atuação do MP no combate à corrupção” é ministrado pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Antônio Henrique Graciano Suxberger. A mediação será feita pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS