Com intuito de promover o reconhecimento de iniciativas públicas e privadas que desenvolvem e subsidiam ações de cunho social, Promotores de Justiça da comarca de Dourados promoveram na tarde desta última segunda-feira (25/11) cerimônia de entrega de certificados de adesão de parceria e de encerramento das atividades do ano de 2019 do Projeto MP Social.

Lançado em junho de 2019, o Projeto MP Social já beneficiou 18 instituições que prestam serviços de cunho socioassistenciais à população de Dourados.

Em menos de um ano desde o lançamento do MP Social, 55 projetos já foram apresentados pelas instituições que prestam e/ou desenvolvem serviços socioassistenciais em Dourados. Desses, 30 projetos já foram contemplados pelas empresas parceiras, dos quais 14 já estão concluídos e 16 estão em execução. Os outros 25 projetos aguardam outras empresas/instituições interessadas em acolhê-los.

No total, cerca de 214 mil reais em dinheiro, produtos e serviços foram movimentados, além de angariar um carro e um terreno para doação às entidades.

Durante o segundo semestre de 2019, as empresas Cropfield do Brasil – Dourados, São Bento Incorporadora e Fiat Grandourados aderiram ao MP Social. As entidades beneficiadas foram: o Lar Ebenezer, o 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, o Lar de Crianças Santa Rita, o Lar do Idoso, o Centro de Integração do Adolescente (CEIA) Dom Alberto, a Associação Pestalozzi de Dourados, a Guarda Mirim e a Casa da Esperança.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha de Rose explanou sobre a importância do projeto, que está crescendo e se estruturando cada vez mais.

Por fim, visando promover o reconhecimento de iniciativas públicas e privadas que desenvolvem e subsidiam ações de cunho social, o Ministério Público Estadual promoveu a outorga de certificado de adesão de parceria junto ao MPMS, como forma de reconhecimento pelas ações desenvolvidas.

O 17º Promotor de Justiça de Dourados, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, entregou o certificado ao representante da São Bento Incorporadora, Sr. Valdemir de Souza Messias, pelo acolhimento dos projetos desenvolvidos pelo Lar Ebenezer, Casa da Esperança e Guarda Mirim.

O 16º Promotor de Justiça de Dourados, Ricardo Rotunno, entregou o certificado ao representante da Cropfield do Brasil, em Dourados, Mauro Sergio Soares, pelo acolhimento dos projetos desenvolvidos pelo 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental e Lar Ebenezer.

E o 8ª Promotor de Justiça de Dourados, Juliano Albuquerque, entregou o certificado ao representante da Fiat Grandourados, Fernando Eiiti Kawaguti, pelo acolhimento dos

projetos desenvolvidos pelo Lar de Crianças Santa Rita, Lar do Idoso, Associação Pestalozzi de Dourados e CEIA – Dom Alberto.

Ação

O Projeto MP Social nasceu da necessidade de aproximar o Ministério Público de Mato Grosso do Sul da comunidade, indo além dos muros jurídicos e formais que, por muitas vezes, afastam grande parte da população deste órgão.

Os projetos e ações de cunho social têm o condão de viabilizar o intercâmbio de informações e práticas entre o poder público e a esfera privada, a fim de garantir o acesso da população aos direitos sociais constitucionalmente garantidos.

Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom

Fotos:  Estanislau Sanabria