O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou da solenidade de inauguração do Presídio de regime fechado da Gameleira na manhã de terça feira (26/11), representado pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Humberto de Matos Brittes, que estava acompanhado do Promotor de Justiça e Assessor Especial Ricardo de Melo Alves.

O novo presídio masculino possui 603 novas vagas, sendo resultado de um investimento de mais de R$ 18 milhões, oriundos de recursos federais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Estado de Mato Grosso do Sul. A unidade penal conta com uma área de mais de 18 mil m², composta por 101 celas coletivas e individuais (isolamento), salas de aula, setores administrativos e de assistência psicossocial, ala de saúde, áreas de visita, entre outros espaços.

Segundo o Governo do Estado, a unidade será a primeira do sistema penitenciário estadual a ser totalmente operacionalizada pelos servidores de carreira da Agepen. O modelo servirá de piloto para que possa ser estendido para os demais presídios de Mato Grosso do Sul.

Estavam presentes à solenidade, o Governador de MS, Reinaldo Azambuja; o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Fabiano Bordignon, representando o Ministro Sérgio Moro; O Desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, Supervisor da Coordenadoria de Varas de Execução Penal do TJMS; o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; o Diretor Presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e demais autoridades.

Texto e fotos: Raysa Lopes (estagiária sob supervisão) Com informações da Assessoria*