O Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP) deu início, nesta quinta-feira (31/10), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, ao X Encontro Nacional de Memoriais do MP. O evento, que encerrará nesta sexta-feira (1º/11), visa apresentar e debater questões relacionadas à gestão cultural, com foco na defesa e na proteção do patrimônio histórico e documental da Instituição, bem como trocar experiências sobre o trabalho de preservação da memória.

Representantes de Memoriais do Ministério Público nacional, integrantes do Ministério Público e representantes de Centros de Memória de todo país estavam presentes. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul está representado pelo servidora e representante da comissão do Memorial da Instituição Sandra de Campos.

O Presidente do Memorial do MPAP, Promotor de Justiça Ricardo José Ferreira, fez um breve histórico do trabalho de construção do setor no órgão ministerial amapaense e enfatizou a importância de todas as instituições criarem e aparelharem seus Centros de Memória.

Palestras

A palestra de abertura, com o título “A Prática da História Oral no Âmbito do Ministério Público”, foi proferida pelo pós-doutor em História Oral Gunter Axt, experiente na área de memória institucional.

A programação seguiu com explanação da Comissão de Execução do “Projeto Memorial do Ministério Público do Estado do Amapá”, formada pelas professoras doutoras da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Simone Almeida, Cecília Bastos e Daguinete Brito. Elas discorreram sobre todo o trabalho executado por meio de imagem, som, publicações e acervo documental.

No mesmo dia, na parte da tarde, o Assessor de Estudos e Pesquisa Jurídica do MPFPA, Lucivaldo Vasconcelos Barros, ministrou a palestra “Gestão documental e memória institucional do MPF: a experiência da Procuradoria da República no Estado do Pará”.

Na sequência, o Coordenador do Memorial do Ministério Público do Paraná (MPPR), Alexandre Galvão da Silva, palestrou com o título “REConto – a memória do Ministério Público do Paraná contada por quem ajudou a construir sua história”.

Fotos e texto: Assessoria de Comunicação do MPAP com edição de Waléria Leite – Assessora de Comunicação/MPMS