A Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), lançou na quarta-feira (13/11) o Prêmio Roberto Lira 2019, visando reconhecer e valorizar projetos bem-sucedidos desenvolvidos por Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que contribuam direta ou indiretamente para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, permitindo que essas atividades possam ser compartilhadas e replicadas.

Os projetos serão avaliados pelos seguintes critérios: criatividade e inovação, alcance social, eficiência, facilidade de implementação, exportabilidade, produtividade, monitoramento e desburocratização.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o Congresso Estadual do Ministério Público do ano de 2019, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas até hoje, 25 de novembro de 2019. Os interessados deverão acessar o link

Roberto Lira

Roberto Tavares de Lira (Recife, 19 de maio de 1902 — Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1982) foi advogado, Promotor de Justiça, professor, jurista e político brasileiro.

Pertenceu ao Ministério Público do Rio de Janeiro, tendo feito parte da Comissão Revisora do Projeto de Código Penal de autoria do professor Alcântara Machado, juntamente com Nelson Hungria, Narcélio de Queiroz e outros. Do trabalho dessa comissão resultou o vigente Código Penal Brasileiro em 1940, que entrou em vigor em 1942.

Roberto Lira escreveu várias obras sobre Direito Penal e Criminologia, e foi Ministro da Educação no governo de João Goulart.

Texto: Waléria Leite – Jornalista / Com informações da ASMMP e da Wikipédia.