Uma tarde de imersão na aplicação da metodologia “Design Thinking”, para melhor atendimento e desenvolvimento em ferramentas de trabalho, aconteceu nesta terça-feira (3/12), no Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Participaram da capacitação, Promotores de Justiça do interior e da Capital, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos, além de um Membro e de um servidor do Ministério Público Federal, representando aquela Instituição.

Segundo o Promotor de Justiça e Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Paulo César Zeni, “o objetivo maior é aprimorar a forma de serviço e trabalhar a metodologia. Muito embora a Secretaria de Tecnologia de Informação esteja em um constante processo evolutivo, acredito que precisamos mais, por esse motivo essa capacitação. Essa metodologia serve exatamente para quem desenvolve o produto de informação por meio da pesquisa às necessidades”.

O que é “Design Thinking”?

É o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto, fomentar a criatividade para a geração de soluções, bem como analisar e adaptar as soluções para esse contexto. Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneos, o “design thinking” tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

Texto Waléria leite – Jornalista/Assessora de Comunicação com informações Wikipédia