A abertura do último dia do IX Congresso Estadual, realizada nesta sexta-feira (6/12), contou com a participação maciça dos Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e com a presença ilustre do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux.

Antes de dar início à palestra, o Ministro do STF relembrou sua carreira acadêmica e a sua chegada ao Ministério Público ainda jovem, aos 23 anos de idade, e ressaltou: “Sinto-me muito honrado de estar em Mato Grosso do Sul. Sou associado até hoje à Associação do Ministério Público e hoje o Ministério Público tem um protagonismo absolutamente excepcional, legitimado pela Constituição Federal. E isso influenciou muito o Novo Código de Processo Civil”.

Ao fazer o uso da palavra, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, destacou a honra da presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux no Ministério Público de Mato Grosso do Sul. “Vossa Excelência, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, é uma pessoa que nos inspira a fazer melhor numa sociedade ainda tão permeada pela desigualdade. Numa sociedade que infelizmente vive essa epidemia endêmica e sistêmica de corrupção que assola poderes e instituições, e permeia a teia social do povo brasileiro, Vossa Excelência encara e encarna os ideais que são mais caros a todos nós, que pretendemos uma sociedade eminentemente democrática e republicana. É uma honra para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul tê-lo aqui, pela sua carreira acadêmica, pela sua história de vida, pelo que faz no âmbito daquela corte que irá presidir no próximo ano”, enfatizou.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux discorreu sobre “O Ministério Público no novo CPC”. A palestra teve como mediadores o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.

Na ocasião, o Presidente da Editora Fórum, Luiz Claudio Rodrigues Ferreira, explanou sobre a plataforma “Fórum de conhecimento jurídico”.

Currículo

Luiz Fux é Ministro do Supremo Tribunal Federal. Graduado e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou como professor livre-docente de Processo Civil. Foi professor convidado nas seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Católica de Petrópolis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito, Academia Brasileira de Direito Processual Civil e Cyrus R. Vance Center for International Justice – New York (EUA). Foi Presidente da Comissão de Juristas designada pelo Senado Federal para elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil em 2009. É membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

Texto: Elizete Alves/ jornalista – Assecom