A história do MPMS diante dos olhos. É com esse sentimento que o Memorial do Ministério Público, criado em 2008 com a missão de resgatar a história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, é apresentado aos convidados na noite de comemoração dos 40 anos da Instituição. Depois de 11 anos, o Memorial volta a ser exposto com novos acervos adquiridos em um trabalho sistemático de preservação e de “garimpo” entre Membros e familiares que fizeram e fazem a história do MPMS.

“Dr. Élio Robalinho Pereira foi um grande Membro do Ministério Público. Um dos idealizadores da primeira Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. Um dos pensadores desta Instituição e que hoje está sendo lembrado, com muita propriedade, pelo Memorial do Ministério Público. Junto de seus pertences estão também os da sua filha Cláudia Menezes Pereira, colega de Ministério Público, que tão cedo foi chamada por Deus para participar do seu reino”, com palavras emocionadas, o Procurador de Justiça Gilberto Robalinho elogiou a iniciativa de se criar o Memorial do Ministério Público.

A equipe do Memorial acredita na pesquisa, no registro documental, na divulgação da história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, no trabalho diário e ininterrupto na defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade. A cada peça doada, um pedacinho dessa história contribui para o fortalecimento da credibilidade da Instituição.

Memorial

A Constituição Federal atribui competência comum à União, aos Estados e aos Municípios para a proteção dos documentos, das obras e de outros bens de valor histórico, artístico e cultural. O MPMS assume essa causa valorizando os esforços daqueles que passaram e fortaleceram a Instituição.

Veja aqui as fotos do Memorial.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessoria de Comunicação

Foto: Raysa Lopes (estagiária)