Representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Secretaria Especial de Governo), da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), da Federação de Futebol de MS (FFMS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizaram coletiva de imprensa nesta terça-feira (17/12) para prestarem informações sobre os preparativos para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2020.

A coletiva ocorreu no Auditório das Promotorias de Justiça de Campo Grande (Rua da Paz, 134, Bairro Jardim dos Estados) e contou com a participação do Promotor de Justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida, titular da 43ª Promotoria de Justiça do Consumidor; do Secretário Especial de Governo, Carlos Alberto de Assis; do Diretor-Presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda; do Presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira; do Procurador-Geral Adjunto do Estado do Consultivo, Ivanildo Silva da Costa; e do Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura (PROADI), Augusto Cesar Portella Malheiros.

O Promotor de Justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida deu início à coletiva prestando informações sobre os procedimentos em trâmite na 43ª Promotoria de Justiça.  Ele explicou que há um Inquérito Civil e um Procedimento Administrativo em andamento. O primeiro acompanha a situação do Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão) para o campeonato de futebol profissional, o segundo, mais recente, refere-se ao projeto de recuperação, readequação e melhoria da arena esportiva.

Segundo Luiz Eduardo Lemos de Almeida, o Ministério Público Estadual e as demais Instituições estão trabalhando para que algumas adequações sejam feitas no Morenão para o Campeonato de 2020. Ele adverte que o estádio apresentará a mesma estrutura de 2019. “Ele estará ainda limitado, não com seu público total para a utilização da arena”. Sobre as providências adotadas, ele explicou que, em curto espaço de tempo, serão feitas melhorias na esplanada do estádio: revestimento de armaduras expostas em vigas, recuperação das marquises para evitar goteiras, adequação dos transformadores e parte elétrica.

Ainda, segundo o Promotor, os laudos do Morenão vencem em janeiro de 2020 e o prazo acordado em reuniões para que o estádio esteja regularizado encerra no dia 15 de janeiro. Contudo, ele admite que pode haver atrasos nas obras e que a data pode ser estendida: “Com as obras sendo feitas antes do início do campeonato, será realizada vistoria e ele será liberado se estiver adequado”.

Na coletiva de imprensa foi informado também que o projeto de restauração do Estádio Morenão ocorrerá após o Campeonato Estadual de 2020.  O Promotor de Justiça esclareceu que, após várias tratativas, em maio de 2019 houve uma reunião com a UFMS, a Fundesporte, o Procon/MS e com todos os entes envolvidos no projeto para tentar recuperar o Morenão, não para um campeonato, mas sim para algo mais eficaz e duradouro. Também em maio houve resposta do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e da Fundesporte dando apoio à iniciativa.

Diante da sinalização positiva, no dia 5 de agosto, em reunião com todos os partícipes, foi acordado que a UFMS iria ficar responsável pela execução dos projetos que envolvem acessibilidade, hidráulica, elétrica, entre outros, no prazo de 90 dias. Cumprindo o prazo, a UFMS apresentou 8 projetos, os quais foram repassados ao Governo do Estado, que então os encaminhou à Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) para fins de cotação de preço e providências para a confecção de editais de licitação. 

Para o Promotor de Justiça, as melhorias que serão feitas agora no estádio serão significativas para a realização do projeto de reforma ampla e permanente. “É importante que aconteça o Campeonato de 2020 com jogos no Morenão e que, paralelamente a isso, continue o projeto de adequações e reformas”, ressaltou.

O Secretário Especial de Governo, Carlos Alberto de Assis, elogiou a atuação do Promotor de Justiça do MPMS: “Dr. Luiz Eduardo está totalmente envolvido no processo. Ele tem nos orientado, conduzido, nos dado tempo nos prazos, e estes estão sendo cumpridos”. Ele reforçou também o apoio do Governo do Estado, FFMS, Procon/MS, Corpo de Bombeiros, Agesul, Polícia Militar, Fundesporte, PGE e UFMS no resgate do futebol sul-mato-grossense: “Pela primeira vez eu vejo que todos os interessados estão se reunindo e saindo com propostas positivas”.

A coletiva de imprensa contou ainda com a presença de representantes do Procon/MS, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Dirigentes de dois Clubes de Futebol do Estado e Agesul.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS