O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina, participou na quinta-feira (28/11) da entrega de 15 (quinze) cadeiras de rodas fabricadas pelos próprios detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina (EPMNA), feitas a partir de bicicletas apreendidas e doadas pela Polícia Civil.

A iniciativa integra o Projeto Liberdade Sobre Rodas, idealizado pela direção do EPMNA e desenvolvido em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança e Rotary Club.

Para a confecção das cadeiras de rodas, foram utilizadas cerca de 200 (duzentas) bicicletas que estavam abandonadas no pátio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina. Com o auxílio do Poder Judiciário, cerca de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) foram repassados para a aquisição do maquinário necessário para a montagem das cadeiras de rodas. Todo o trabalho ocorreu sob a orientação e supervisão do Senai e a produção será encaminhada a entidades e hospitais com o apoio do Rotary Club.

Projeto Integração

O Projeto Liberdade Sobre Rodas faz parte de uma metodologia de trabalho idealizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina que, a partir de uma atuação conjunta com diversas instituições e órgãos de segurança pública, busca reduzir a criminalidade local.

O chamado Projeto Integração tem como diretrizes: (a) incutir nos parceiros a filosofia e importância do trabalho coletivo, coordenado e estratégico; (b) melhorar a estrutura física e humana das Polícias Civil e Militar e reaproximá-las da população; (c) priorizar o trabalho de inteligência e o compartilhamento da dados e informações, fomentando ações conjuntas e mais eficazes de combate à criminalidade e (d) otimizar os procedimentos de investigação e coleta de provas e a tramitação dos inquéritos policiais entre a Polícia Judiciária e o Ministério Público.

Texto: da 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina editado por Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina