Foi aprovada, por unanimidade, na última Reunião Ordinária de 2019 do Colégio de Procuradores de Justiça, a Resolução que versa sobre o novo Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O novo Planejamento Estratégico do MPMS é composto pelo “Plano Estratégico Institucional” e pelos “Planos Estratégicos Setoriais de Administração, Comunicação, Pessoas e Tecnologia da Informação”, revisados para o período de 2020 a 2025, bem como pelos “Planos Diretores”, elaborados para o período de 2020 a 2022, e pelo “Plano Geral de Atuação 2020”.

O trabalho de construção do novo Planejamento Estratégico do MPMS foi iniciado no segundo semestre de 2018 pelo então Procurador-Geral Adjunto de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas, conforme deliberação do Comitê de Gestão Estratégica, e concluído na gestão do atual Procurador-Geral Adjunto de Gestão e Planejamento Institucional, Hudson Shiguer Kinashi. A elaboração técnica dos trabalhos ficou a cargo do Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, juntamente com a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Destaca-se que no processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico do MPMS foi realizada uma pesquisa junto à sociedade civil, universidades, OAB e aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas estadual e municipal. Como resultado, foram obtidos quase 1.000 questionários respondidos, sendo que 279 foram respondidos fisicamente durante as ações sociais e mutirões realizados em escolas de bairros carentes de Campo Grande e 644 foram respondidos por meio eletrônico.

Todo esse material foi analisado por diversos Membros e servidores ao longo de vários eventos e reuniões de trabalho, chegando-se ao novo Planejamento Estratégico do MPMS.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, parabenizou os Procuradores de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e Hudson Shiguer Kinashi pelo trabalho desenvolvido na Gestão Estratégica.

Paulo Passos também destacou a competência do Promotor de Justiça e Supervisor, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, na elaboração do Plano Estratégico do MPMS: “Parabenizo publicamente o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, que é um ser humano extremamente evoluído, atua de forma ímpar no setor de planejamento estratégico e ama o que faz”. O Procurador-Geral agradeceu ainda aos servidores que integram a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão: “Estão todos de parabéns e com certeza os Membros e a equipe estão elevando o patamar de qualidade do MPMS”.

Gestão Estratégica MPMS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, visando cumprir sua missão institucional com maior eficiência, eficácia e efetividade, deu início em setembro de 2009 à elaboração do seu primeiro Plano Estratégico Institucional (PEI), intitulado “Gestão Estratégica MPMS – Planejando o futuro do MPE”, que foi lançando em maio de 2010 com vigência para o período de 2010 a 2025.

A metodologia adotada pelo MPMS foi o “Balanced Scorecard” (BSC), desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, a qual permite a mensuração do progresso institucional, por meio da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas, projetos e iniciativas estratégicas sendo, à época, contratada uma consultoria especializada nessa metodologia para auxiliar esta instituição.

Não obstante, após o lançamento do seu primeiro Plano Estratégico Institucional, o MPMS deparou-se com diversos desafios, dentre eles a execução, o monitoramento e, consequentemente, o desdobramento da estratégia em ações coordenadas e priorizadas, que atendessem de forma concreta às expectativas dos cidadãos sul-mato-grossenses e dos próprios integrantes da instituição.

Assim, os primeiros anos foram de aprendizado, aprimoramento e amadurecimento do processo de gestão estratégica institucional, visando adequar o método à realidade do Ministério Público. Esse processo de evolução é constante e segue o ciclo “PDCA”, que é uma metodologia de gestão e melhorias de processos, de origem americana, que se baseia em quatro princípios: planejamento (“plan”), execução (“do”), verificação (“check”) e correção-padronização (“act”).

Com efeito, após 10 anos de aprendizado, aprimoramento e amadurecimento, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lança seu novo Planejamento Estratégico, contemplando o desdobramento da estratégia e o seu alinhamento nos níveis estratégico, tático e operacional.

Confira a íntegra do documento aprovado por meio deste link.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da Secretaria de Planejamento e Gestão