O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Cezar dos Passos, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, participou, na manhã desta quinta-feira (5/12), do segundo dia do Congresso Estadual “Cenários futuros e estratégias de atuação”, do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

O Presidente do CNPG integrou a mesa-redonda “Desafios do Ministério Público no contexto político atual”, juntamente com o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS); e a Procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás Ivana Farina Navarrete Pena, integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O mediador foi o Promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP).

Na ocasião Paulo Passos destacou que, “para ter apoio da sociedade, o Ministério Público precisa resgatar o princípio da unidade, de respeito ao plural e ao diferente. Resgatar sua missão de sacrifício, doação e comprometimento com a sociedade, sua ideologia de instituição focada no cidadão”.

À tarde a programação segue com a sessão plenária “Planejamento estratégico e o futuro do MPPR”, em que será validado o mapa estratégico da instituição para os próximos dez anos. Durante a sessão, os integrantes do Ministério Público priorizarão diretrizes e ações, por meio de um sistema de votação, que também estará disponível para membros e servidores que não puderem estar presentes.

Em seguida haverá a premiação dos vencedores do Concurso Prata da Casa, que está prevista para começar às 17h30. O concurso, que está em sua nona edição, busca estimular e reconhecer ações institucionais que contribuam para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e para a modernização da atuação institucional. Este ano, foram recebidas 55 inscrições em três categorias: atuação extrajudicial; atuação judicial; e atuação nas unidades de apoio e assessoramento dos órgãos da Administração Superior.

O Congresso Estadual “Cenários futuros e estratégias de atuação” segue até sexta-feira (6/12), no auditório do Bloco II do MPPR (Rua Marechal Hermes, 820), com transmissão on-line para membros e servidores da instituição.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS – CNPG – com informações do MPPR

Fotos: MPPR