Com o objetivo de mobilizar os gestores municipais de saúde e a sociedade do Município de Mundo Novo para a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto, reuniu-se com representantes locais para tratar de políticas públicas e definir estratégias de combate ao transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A reunião, realizada no início deste mês, contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Evaldo Carlos de Souza, que apresentou as ações e estratégias realizadas até o momento com números referentes ao Estado de Mato Grosso do Sul e ao Município de Mundo Novo. O Secretário ressaltou ainda a necessidade de discussão com os demais segmentos da sociedade e com as autoridades locais para definirem estratégias ainda mais efetivas para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti.

Na ocasião, foi criada a Comissão de Combate à Dengue, que será composta por agentes de endemias do município e representantes da sociedade civil, com a finalidade de promover ações de combate e prevenção.

Entre outras medidas, a Secretaria de Saúde irá requerer formalmente o fornecimento de inseticida para a realização do fumacê, além de disponibilizar caminhões e servidores para a limpeza das ruas, a partir da próxima semana.

Já o MPMS oficiará à Secretaria Municipal de Educação, a fim de verificar a possibilidade de inclusão no calendário escolar anual de projeto educacional de combate e prevenção à dengue. A Promotora de Justiça Karina Ribeiro oficiará ainda à Administração do Município de Mundo Novo, requisitando diligências para a divulgação à população (via rádio, redes sociais e/ou impressos) do programa de combate e prevenção à dengue, desenvolvido pela comissão instaurada e encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: PJ de Mundo Novo