O Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizou no plenário do Tribunal do Júri de Amambai nesta segunda-feira (2/3) a solenidade de instalação da 3ª Promotoria de Justiça da comarca, seguida da entrada em exercício do Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, removido por merecimento pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Participaram do evento, a Promotora de Justiça e Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa, representando o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; o Corregedor-Geral do MPMS, Marcos Antônio Martins Sottoriva; o Promotor de Justiça e Diretor Regional do Cone Sul, Paulo da Graça Riquelme de Macedo Júnior, representando o Presidente da Associação dos Membros do MPMS (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior; o Promotor titular da 2ª Promotoria de Justiça e Supervisor em exercício das Promotorias de Amambai, Michel Maesano Mancuelho; e autoridades da região.

Na abertura da solenidade, em nome da Associação dos Membros do MPMS, o Promotor de Justiça Paulo Riquelme Júnior fez o uso da palavra parabenizando a atual administração superior, destacando que, mesmo em momentos difíceis e com escassos recursos, conseguiu superar as dificuldades e concluiu a instalação da 3ª Promotoria de Amambai. Parabenizou, ainda, o Conselho Superior do MPMS pela escolha do nome do Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, que ajudará bastante a comarca pela capacidade e competência. Paulo Riquelme, como Diretor Regional da Região Cone Sul, colocou à disposição a ASMMP.

O Corregedor-Geral do MPMS, Marcos Antônio Martins Sottoriva, saudou a todos os presentes e parabenizou o Promotor empossado: “Tenho certeza de que o Dr. Thiago vai conduzir muito bem a 3ª Promotoria, como já vinha realizando um excelente trabalho na comarca de Iguatemi”.

Para o Promotor de Justiça Michel Maesano Mancuelho: “Esse é um dia especial para a cidade de Amambai e para a região, pois essa solenidade encerra uma conquista da sociedade, que consiste em um melhor aparelhamento e estruturação do sistema de Justiça. O Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, que entra em exercício na nossa cidade, é um excelente profissional, com vasta experiência de Ministério Público. Desde muito eu admiro e acompanho sua trajetória como um exemplo a ser seguido”.

Segundo o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, a 3ª Promotoria de Justiça tem como função precípua a defesa dos direitos da cidadania, tais como a saúde, educação e outras matérias de direitos humanos, além de trabalhar exclusivamente com a população infantojuvenil, idosos e pessoas com deficiência.

Thiago da Silva agradeceu a presença de todos nesse dia especial e afirmou: “Mantenham vivas em mim a indignação e a coragem, para que a esperança por dias melhores nunca se apague, que me dê força para enfrentar os novos desafios e sabedoria para encontrar boas soluções que possam impactar positivamente a vida das pessoas”.

Bianka Barros, Secretária-Geral, pontuou: “Certamente esta Promotoria será de grande valia para a cidade de Amambai, trazendo mais agilidade e presteza nos atendimentos dos direitos da sociedade local, o que sempre foi uma meta do MPMS. Assim, mais um Membro do Parquet, o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, veio somar aos trabalhos já desempenhados com muito esmero, dedicação e competência pelos colegas Michel e Nara. Desejo ainda que, como cidadão consciente das suas responsabilidades, possa contribuir de forma decisiva para a transformação de Amambai”.

Confira aqui fotos do evento

Texto e fotos: Waléria Leite- Jornalista/Assessora de comunicação