Desde as 7 horas da manhã, dez carros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul estão à disposição dos idosos e acamados, moradores da região do Parque do Prosa e do Anhanduizinho, e que dependem do transporte público na capital, para a execução da primeira etapa da vacinação antigripe.

“Esse é um projeto que surgiu a partir de uma iniciativa do Chefe da Divisão de Transportes do MP, Elias Vitorino Filho, que viu que os servidores poderiam ajudar na locomoção desses idosos e acamados. Dez motoristas se disponibilizaram, e juntos, entraram em contato a Secretária-Geral, que imediatamente autorizou a utilização dos carros do Ministério Público”, explicou a Promotora de Justiça e Secretária-Geral Bianka Karina Barros da Costa. “Nós entendemos que esse é um momento que toda a sociedade civil organizada tem que ajudar, e o MP não poderia ficar fora disso. A gente reconhece esse período de calamidade que passa o País, e Campo Grande não é diferente, cabe ao Ministério Público, neste momento, fazer a parte dele. Já estamos fazendo muitas outras ‘frentes’ e essa é mais uma. Lembrando que o Procurador-Geral, Paulo Passos, foi comunicado e deu o aval de que era para ajudar no que fosse possível. Então fomos a campo para ajudar quem precisa do MP nesse momento”, finalizou Bianka Barros.

Esta parceria é realizada entre o MPMS, que disponibiliza os carros, motoristas e a gasolina, e a Secretaria de Saúde do Município (SESAU), que realiza a logística repassando aos servidores do Ministério Público os locais onde precisam do atendimento.

O Gerente de Logística e Manutenção da SESAU, Alcindo Batista da Rocha, explicou que cerca de 1500 pessoas devem ser beneficiadas por essa parceria. “Nós distribuímos da seguinte forma: 6 carros na região do Anhanduizinho e 4 carros atendem a região do Prosa e Segredo, onde temos as famílias já cadastradas e precisam dessa locomoção para serem imunizadas”.

Descentralização

A Prefeitura da Capital, preocupada com a aglomeração das pessoas e buscando evitar o contágio da COVID-19, descentralizou os pontos de atendimento à população. Nesse primeiro momento, a vacinação é destinada aos idosos, pessoas renais crônicas e acamados. Este ano, a vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde.

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação