Após pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Jorge Ferreira Neto Júnior, os idosos do Município de Rio Brilhante estão recebendo a vacina contra a influenza H1N1 em suas residências.

A medida foi implantada após a reunião realizada nessa última segunda-feira (23/3), no Fórum de Rio Brilhante, com a participação dos Promotores de Justiça da comarca, dos Juízes e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o Promotor de Justiça, a iniciativa foi necessária para que os idosos, considerados do grupo de risco ao coronavírus, continuem em isolamento social e evitem se expor à circulação e aglomeração de pessoas.

“Embora a vacinação contra a influenza não proteja contra o coronavírus, ela é necessária, pois facilita o trabalho dos profissionais de saúde em relação ao diagnóstico de pacientes que chegam às unidades com suspeita de terem contraído a doença, bem como imuniza os idosos contra a gripe H1N1”, afirma o Promotor de Justiça.

Como reflexo à solicitação do MPMS, o Município de Rio Brilhante estabeleceu uma escala de horários para que os funcionários de saúde vacinem todas as pessoas idosas em suas residências.

Outra conquista para a população de Rio brilhante é que as reeducandas do presídio feminino do Município irão ajudar o hospital local nas confecções de máscaras descartáveis. O hospital irá fornecer o material e as reeducandas proverão a mão de obra, que resultará para elas remição de pena.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS