O Conselho de Segurança de Maracaju (CONSEMA), composto pelos Promotores de Justiça Simone Almada Góes e Estéfano Rocha Rodrigues da Silva; pelo Comandante do 13º SGB do Corpo de Bombeiros de Maracaju, Major Rodrigo Alves Bueno; pelo Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Coronel Juracy Pereira da Paz; pela Delegada de Polícia Glaucia Fernanda Valério; pela representante da OAB/MS Nely Ratier Placencia; e pelo contador José Américo Maciel das Neves, celebrou nessa sexta-feira (13/3), juntamente com o Prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja, o Presidente da Câmara Hélio Albarello, autoridades locais, e a comunidade de Maracaju, a prestação de contas da entidade, a inauguração das instalações e o videomonitoramento de Segurança Pública do Município.

Um projeto que uniu a comunidade com apenas um objetivo: aumentar a sensação de segurança da população. Desde 2016, a comarca de Maracaju, inconformada com o título de cidade mais violenta do Estado, busca reverter essa posição. Com recursos escassos, mas com a união do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Câmara e Conselho Municipal de Segurança, vê-se na reforma do quartel da polícia militar e no videomonitoramento da cidade uma esperança por dias melhores.

O valor total estimado da reforma girou em torno de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e foi obtido através de recursos públicos e convênios. Toda a obra resultou na construção de 7 (sete) banheiros, auditório com capacidade para 50 pessoas, alojamento de oficiais, alojamento feminino, alojamento de praças, alojamento da equipe, da reforma de todas as salas do quartel, além de construção de refeitório, área de lazer, garagem, campo de futebol e asfalto. Houve ainda a reforma das instalações elétricas e hidráulicas de todo o prédio e a troca de todo o telhado. Com esses recursos foi possível ainda a aquisição de computadores, camas beliche, colchões, aparelhos de ar-condicionado, eletrodomésticos, e a manutenção de viaturas e instalação de iluminação externa.

A reforma, assim como os equipamentos recebidos pelas equipes da polícia militar, possibilitou melhor agilidade e qualidade no atendimento e ainda um tratamento digno e humanizado não só aos policiais militares, como aos funcionários civis.

Maracaju Monitorada

Foi lançado também o projeto “Maracaju Monitorada” com recursos da Prefeitura Municipal de Maracaju e do Conselho de Segurança de Maracaju (CONSEMA), um investimento de R$ 523.000,00 (quinhentos e vinte e três mil reais).

“Sem o CONSEMA não teria como aplicar esse dinheiro. Trouxemos o melhor em tecnologia digital. Neste conselho temos as Polícias, a OAB, o Ministério Público Estadual e principalmente a sociedade. Foi entregue uma obra, mas mais do que isso, foi restaurada a dignidade, o prazer do policial em trabalhar. Com o mesmo número de policiais, conseguimos sair do ranking de cidade mais violenta do Estado, para a mais segura e com menos violência, como resultado da soma de esforços e solidariedade. Afinal, segurança é uma obrigação de todos”, afirmou a Promotora de Justiça Simone Almada Góes.

O projeto conta com uma sala de controle com 4 (quatro) monitores, 2 (dois) computadores, central de rádio, antena externa de 50 metros de altura para transmissão pela internet, via rádio, que fica interligado diretamente a 12 câmeras fixas e 6 câmeras ptz (speed dome), espalhadas pelas entradas principais da cidade e em pontos de grande circulação de pessoas e veículos.

Ainda, segundo a Promotora Simone Almada: “Todo esse investimento vai auxiliar como provas em inquéritos policiais e, principalmente, no trabalho da polícia militar, por meio do monitoramento 24 horas. O projeto prevê ainda implantar câmeras com leitura de placas, que verificarão veículos furtados ou roubados, além da leitura facial, que será o grande diferencial realizado com esses equipamentos instalados em lugares estratégicos. Tudo para proporcionar maior segurança à população e fazer jus à colocação de cidade com o menor índice de violência que ocupamos atualmente. Maracaju está entre as 3 primeiras colocadas em segurança dentre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Vitória de todos”.

“Não é fácil realizar um projeto desse tamanho. Mas foi só trabalhar. Com a criação do CONSEMA, toda e qualquer indenização que aconteça em Maracaju é revertida em prol do Município. Não foi fácil, mas conseguimos com a solidariedade e união de todos”, finalizou o Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva.

Confira as fotos da solenidade aqui

Fotos e texto: Waléria Leite – Jornalista e Assessora de Comunicação