Foi lançado nesta última sexta-feira (13/3), o Projeto de Remição pela Leitura no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó. O projeto conta com a colaboração dos membros do Conselho da Comunidade do Município, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal e a Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC), com seu curso de Pedagogia.

Visando tanto ao fomento ao hábito de ler, quanto ao benefício da remição de dias da pena de pessoas privadas de liberdade, o Projeto consiste na leitura, interpretação e construção de resenhas críticas. Proporciona ao reeducando melhores condições de readaptação social, preparando-o para o retorno à vida em liberdade de forma mais ajustada, uma vez que a leitura possui caráter socializador.

A remição da pena por estudo, através da leitura, visa contribuir como instrumento de alcance de um maior número de custodiados, disseminando a leitura nos espaços prisionais, podendo proporcionar maior interação e o resgate da autoestima. A remição pela leitura pretende, ainda, ampliar a capacidade leitora, oportunizando formar leitores melhor preparados para concluir a escolarização básica, ingressar no ensino superior e ser inserido no mundo do trabalho.

Essa atividade, além de proporcionar a aquisição de conhecimentos culturais e científicos, auxilia os custodiados a desenvolver a capacidade crítica e a construção de pensamentos que provoquem a mudança de opinião, podendo progredir para o vislumbre de conceitos que reconstruam sua visão sociocultural, possibilitando melhor convivência na sociedade.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes: a Promotora de Justiça Fernanda Rottili Dias; o Diretor do Estabelecimento Penal de Caarapó, João José Rauber; a Coordenadora do curso de Pedagogia da FETAC e do Projeto Remição pela Leitura, Juliana Rubin; a Administradora do Estabelecimento Penal de Caarapó, Rafaela Bruna Teixeira; a Assistente Social do Estabelecimento Penal de Caarapó Tatiane dos Santos Silva; a Representante da Secretaria de Educação no Conselho da Comunidade, Edna Sanada; a Representante da Secretaria de Assistência Social no Conselho da Comunidade, Juliana da Silva Monteiro; a Representante da Biblioteca Pública Municipal, Zilda Marquezolo; o Presidente do Conselho da Comunidade de Caarapó/MS, Marcos Vinícius Kumakura; as acadêmicas de Pedagogia da FETAC Aline Keler e Crislaine Saravy.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom