O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS Luciano Furtado Loubet participará do I Congresso Internacional de Crimes Ambientais a ser realizado pelo Ministério Público do Peru nos dias 10 a 13 de março. O evento é organizado pelo Gabinete do Procurador Especializado em Assuntos Ambientais - FEMA e ocorrerá na Universidad del Pacífico, em Lima.

Com o objetivo de trocar experiências e fortalecer as capacidades de Promotores especializados, o Congresso irá debater as melhores ferramentas para a prevenção e a repressão de crimes ambientais.

Será também realizado simultaneamente o “V Congresso Nacional de Promotores Especializados em Matéria Ambiental do Peru”, onde serão abordados os temas: Crimes transnacionais, impactos e efeitos, caso de mineração ilegal na América Latina; O impacto das investigações fiscais de casos de crime florestal organizado: reparo e quantificação de danos ambientais como eixos de proteção ambiental abrangente; e o Contrato de Escazú.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Luciano Loubet participará da mesa sobre Crimes Ambientais Florestais, que abordará a experiência do Ministério Público brasileiro e, em especial, do Mato Grosso do Sul, no combate ao desmatamento.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom