Neste mês de março em que a mulher é protagonista, inúmeras homenagens têm sido feitas às mulheres que, de alguma forma, ajudam ou ajudaram a escrever a história do povo sul-mato-grossense. Na Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta terça-feira (10/3), por proposição do Presidente, Paulo Corrêa (PSDB), 24 mulheres foram homenageadas no Plenário Deputado Júlio Maia, em sessão solene, dentre profissionais que atuam em vários segmentos da sociedade e possuem a trajetória pautada no desejo de construir um Estado melhor.

A Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde, recebeu das mãos do Deputado Antônio Vaz, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o troféu Celina Jallad. “Sinto-me honrada e muito grata pela homenagem, dedicando-a a todas as mulheres que nos antecederam na luta pela igualdade de gênero, reescrevendo a história com as lutas feministas. Precisamos de maior representatividade feminina em todas as esferas de atuação”, afirmou Filomena.

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Campo Grande, representada pelos Vereadores da Capital, também promoveu sessão solene, na noite desta segunda-feira, (9/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para a outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad.

O médico e Vereador Wilson Sami Saauma Ibrahim homenageou a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo, que lembrou os 5 anos de trabalho desenvolvido na Casa da Mulher Brasileira. “Sinto-me muito feliz e honrada com o reconhecimento do trabalho”, afirmou a Promotora na solenidade de entrega da medalha.

Essa solenidade foi instituída pela Resolução 1301/19, de autoria da Vereadora Enfermeira Cida Amaral, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por mulheres à sociedade campo-grandense.

Celina Jallad

A medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, Deputada Estadual e Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na carreira, foi Secretária Estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social.

De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como Deputada Estadual, sendo reeleita para mais três mandatos. Filha do ex-Governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 2010, foi empossada como Conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.

Confira aqui fotos dos eventos

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Raysa Lopes e Acervo