Encerrou nesta última quarta-feira (15/4), o prazo para as inscrições dos projetos institucionais no Banco Nacional de Projetos para concorrerem ao “Prêmio CNMP 2020”, em diversas categorias.

No total, foram 107 projetos inscritos pelo MPMS, um aumento de 35 novas iniciativas catalogadas em comparação ao ano passado, que teve 72 projetos cadastrados.

O aumento exponencial de aproximadamente 48% se deu em virtude do Prêmio Roberto Lira, promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), em dezembro de 2019, onde foram premiados os melhores projetos conduzidos pelos Membros do Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi o diferencial para esse aumento, principalmente para fixar ainda mais a motivação da cultura de gerenciamento de projetos no âmbito do MPMS.

No ano passado, os Projetos “Vozes: O Protagonismo das Mulheres Indígenas”; “Fale por Elas”; e “Guaicuru”, foram os três projetos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul selecionados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2019, sendo que o Projeto “Vozes: O Protagonismo das Mulheres Indígenas”, de autoria da Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, foi consagrado em terceiro lugar em nível nacional, na categoria Defesa dos Direitos Fundamentais.

No ano de 2018, os Projetos “MP e a Valorização do Preso - Artesão Livre - Trabalho como Caminho para a Liberdade MP/MS”; e “Expert - Portal DAEX - Sistema de Apoio Técnico às Atividades de Execução MP/MS”, foram os dois projetos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul selecionados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2018, sendo que o projeto: “Expert - Portal DAEX - Sistema de Apoio Técnico às Atividades de Execução MP/MS”, criado pelo Promotor de Justiça Antônio André David Medeiros, foi consagrado em terceiro lugar em nível nacional, na categoria Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Em 2014, o Projeto “Promotoria Comunitária: MP mais perto de você”, desenvolvido pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, concorreu na categoria Comunicação e Relacionamento e recebeu o primeiro lugar, sendo esse um feito inédito para nossa instituição.

Os projetos cadastrados neste ano estão divididos nas seguintes categorias:

Comunicação e Relacionamento - 17 Projetos cadastrados

Transformação Social  - 18 Projetos cadastrados

Defesa dos Direitos Fundamentais -18 Projetos cadastrados

Indução de Políticas Públicas - 08 Projetos cadastrados

Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional - 18 Projetos cadastrados

Profissionalização da Gestão - 05 Projetos cadastrados

Tecnologia da Informação - 06 Projetos cadastrados

Redução da Criminalidade - 13 Projetos cadastrados

Redução da corrupção - 04 Projetos cadastrados

Prêmio 

O Prêmio CNMP foi instituído por meio da Resolução n° 94/2013, para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Texto: Seplange – editado por Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS