O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou nesta segunda-feira (6/4) o resultado do teletrabalho desenvolvido por Membros e servidores desde que quarentena foi decretada em virtude da pandemia da COVID-19.

 E os números impressionam: de acordo com a Procuradoria-Geral de Justiça, de 16 de março a 6 de abril foram realizadas mais de 18 mil manifestações, 1.231 audiências, 420 atendimentos, 1.181 denúncias, 71 Recomendações e mais de 2.800 mil diligências em Procedimentos Extrajudiciais.

Esses dados divulgados com a máxima transparência revelam que o trabalho desempenhado por Membros e servidores não parou. Pelo contrário, todos que fazem parte desta Instituição têm desempenhado com afinco suas atribuições de maneira ininterrupta, com o objetivo de mostrar para a sociedade sul-mato-grossense que o Ministério Público Estadual continua zelando pelos direitos da população em meio à crise mundial do novo coronavírus. Ao todo, são 1.200 servidores do MPMS trabalhando remotamente com o mesmo fluxo de atividades, atendendo demandas dos Membros, da sociedade e do próprio MPMS.

O teletrabalho no MPMS tem se mostrado eficaz e contínuo. Para a Secretária-Geral, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, esse resultado é graças ao investimento da Instituição na área de tecnologia: “O Ministério Público vem investido há um tempo na área de tecnologia da informação, o que permitiu que desenvolvêssemos processos 100% virtuais”. 

Mas como garantir um fluxo de trabalho saudável, criativo e produtivo diante da nova rotina que muitas pessoas tiveram que se adaptar repentinamente?

A psicóloga do MPMS Lindomar Pacheco traz dicas sobre como manter a mente criativa e produtiva neste momento em que a pandemia da COVID-19 colocou diversos trabalhadores para laborarem em casa.

Confira a mensagem do dia e as dicas:

“Em meio a tantos afazeres da sua agenda diária em que você pensava estar em dia, ou não, com a sua programação pessoal, familiar, profissional, social e espiritual, surge um novo cenário e muda todo o palco da sua vida.

Muitas pessoas da sua história saem de cena, parentes, amigos, colegas, funcionários e apenas você permanece em um lugar bem específico neste momento: EM CASA!

Tudo seguia um fluxo mais ou menos planejado, não é mesmo? Agora você se vê literalmente com as pessoas que escolheu para estar com você neste momento. Sim, você escolheu. Assuma a sua escolha para seguir adiante.

Enquanto isso, o Universo continua o seu movimento. Que maravilha saber que a VIDA CONTINUA! Um milagre! E agora, o que fazer com essa nova possibilidade?

Fazer ‘o mesmo’ do que estava fazendo? Ou fazer ‘diferente’ do que estava fazendo?

Qual a sua disposição em seguir o fluxo do Universo que continua em movimento para você se despertar? E se você puder perceber que tudo está a favor do TODO?

Esse é o momento!

Mantenha-se firme nos seus afazeres que hoje se mostram para você com uma nova roupagem. O que você pode se permitir, aprender, inovar e criar mais no aqui e agora?

Você sabia que a criatividade nasce da angústia, assim como o dia nasce da noite escura?

Então, aqui vão algumas dicas valiosas para você:

1- Estabeleça horários fixos, ou seja, crie rotina. Pode-se criar pequenos rituais para começar o dia: escovar os dentes, tomar café, talvez meditar ou fazer alguns exercícios e ir para a sua estação de trabalho;

2- Escolha um local, de preferência mais sossegado da casa, para a sua estação de trabalho, onde você e todos da casa entenderão que está trabalhando;

3- Vista-se adequadamente e com roupas confortáveis. Não use pijama, ele pode ser inimigo da produtividade;

4- Se tem crianças em casa, estabeleça combinados e faça respeitá-los;

5- Faça uma lista com todas as tarefas profissionais que precisam ser realizadas e entregues a curto, médio e longo prazo;

6- Respeite seus horários e cumpra-os. Mantenha a pausa do almoço e do lanche;

7- Afaste-se das distrações. Reconheça o que é gatilho de distração para você: as pessoas que moram com você, os afazeres de casa, o celular, a TV?

8- Tenha uma alimentação saudável e monitore a quantidade de água que ingere. Leve água para a sua mesa de trabalho ou use apps e alarmes para te lembrar;

E ainda, preste atenção em seus pensamentos. O que você deseja criar neste momento da sua vida que pode contribuir para todos?

Fica a reflexão. Confie em você!”

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Imagem: Marketing/ Assecom

Mensagem do dia e Dicas: Lindomar Pacheco – psicóloga do MPMS