Há 16 anos, tomava posse a segunda maior turma de Promotores de Justiça aprovados no XXI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no MPMS, no dia 3 de maio 2004. Na época, o então Procurador-Geral de Justiça, Sérgio Luiz Morelli, hoje decano da Instituição, deu início, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, à sessão solene de posse dos 24 aprovados no XXI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no MPMS. O ato de posse contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos aprovados no concurso.

Comemorando no dia de hoje, 4 de maio de 2020, a emoção é dobrada especialmente para o Promotor de Justiça, que em momento histórico, assume o maior cargo da carreira no Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Alexandre Magno Benites de Lacerda, Promotor de Justiça, obteve 191 votos, tendo sido o mais votado, constou em primeiro lugar na lista tríplice e foi nomeado pelo Governador Reinaldo Azambuja, ocupará o cargo mais alto na hierarquia Institucional.

“Posso dizer que o MP tem um pouco mais de tempo na minha vida, são 3 anos e meio a mais nesses 16 anos, já que fui servidor do MPF e MPMS, motivo de muito orgulho. São quase 20 anos de Instituição na minha existência. De fato, esse é um momento de muita emoção, alegria e responsabilidade em assumir o cargo de Procurador-Geral de Justiça”.   

Em 2004, ingressaram no Ministério Público os Promotores de Justiça: Adriano Lobo Viana de Resende, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Aline Mendes Franco Lopes, Arthur Dias Júnior, Bolivar Luis da Costa Vieira, Claudio Rogerio Ferreira Gomes, Clarissa Carlotto Torres, Daniella Costa da Silva, Eduardo Fonticielha de Rose, Estéfano Rocha Rodrigues da Silva, Fernando Jamusse, Juliana Nonato, Luciano Anechini Lara Leite, Oscar de Almeida Bessa Filho, Patricia Icassati Almirao, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, Ricardo Rotunno, Rosana Suemi Fuzita Irikura, Rodrigo Yshida Brandão, Simone Almada Góes, Suzi Lucia Silvestre da Cruz D'Angelo, Thalys Franklyn de Souza e Wilson Canci Junior.

“Em 3 de maio de 2004, eu tomava posse no cargo de Promotor de Justiça Substituto, após aprovação no XXI Concurso do MPMS - então com 26 anos, e deixava São Paulo. A todos os 23 outros colegas de concurso, que continuemos a luta em prol da sociedade, em defesa dos interesses coletivos, no combate à corrupção e à criminalidade! Parabéns aos colegas”. Palavras do Promotor de Justiça da 8ª Promotoria de Três Lagoas, Luciano Anechini Lara Leite.

Para o Promotor de Justiça Thalys Franklyn de Souza, que atualmente integra o GAECO, completar 15 anos de Ministério Público é motivo de orgulho, “pertencer a esta Instituição a quem foi confiada a defesa de interesses tão caros à coletividade e com a firme esperança de que continuemos a cumprir nossa nobre missão e a auxiliar a construir, a cada dia, uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”.

A titular da 1ª Promotoria de Justiça de Maracaju, Simone Almada Góes, se enche de emoção quando o assunto envolve esse dia: “Olhando para trás, parece que foi ontem...O céu é testemunha do tanto de esforço e dedicação que foram gastos para que esse tempo chegasse, a concretização de um sonho: ser Promotora de Justiça.

Waléria leite – Jornalista/Assessora de comunicação

Imagem: Memorial MPMS