O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Promotoria de Justiça da Auditoria Militar, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), o Comando-Geral da Polícia Militar e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar deflagrou nesta sexta-feira (15/5) a Operação “Oiketicus III: Avalanche”, para o cumprimento de 7 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Auditoria Militar de Mato Grosso do Sul.

A operação é a continuidade das investigações referente à organização criminosa composta por policiais militares que atuam na facilitação do contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul. São apurados os crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dentre outros. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana e Dourados.

Operação “Oiketicus”

A operação batizada por “Oiketicus” faz alusão às lagartas desta espécie que constroem uma estrutura com seda e fragmentos vegetais com o formato semelhante a um “cigarro” alongado, que serve para a sua proteção. O “cigarro” vai sendo ampliado com o crescimento do inseto.

 

Waléria Leite – Jornalista/ Assessora de Comunicação

Imagem: GAECO