Representando o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Marcos Antonio Martins Sottoriva, e o Procurador de Justiça aposentado Carlos Bobadilla Garcia participaram, na tarde do dia 13 de maio deste ano, da solenidade de posse da nova Diretoria do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU) realizada em São Paulo (SP). A nova Diretoria foi eleita por aclamação, no dia 5 de dezembro de 2019, durante a 118ª Reunião da Instituição.

O Procurador de Justiça aposentado Carlos Bobadilla Garcia foi Corregedor-Geral do Ministério Público Estadual, no período de 1992 a 1996. Em 1994, foi o primeiro Presidente do Conselho de Corregedores-Gerais. Depois, foi eleito como Procurador-Geral de Justiça, atuando no biênio de 1998 a 2000.

Em seu discurso, Bobadilla lembrou com emoção do primeiro encontro dos Corregedores-Gerais realizado em Corumbá, em 25 de março de 1994, e parabenizou a nova Presidente do CNCGMPEU, Tereza Exner. “Vinte e seis anos se passaram desde a primeira reunião. Que orgulho! Que honra! E que enorme emoção! É de extrema alegria termos uma corumbaense na Presidência do nosso Conselho Nacional. Eu e todos os colegas estamos aplaudindo de pé Vossa Excelência. Parabéns e que Deus abençoe sua linda caminhada de compreensão, de conciliação, de ajuda, de prosperidade, de conquistas, de sonhos e, acima de tudo, de muito amor”.

Na solenidade de posse realizada por videoconferência, a Presidente empossada, Tereza Exner, destacou a importância de manter a atuação coesa e coordenada do Ministério Público em todo o País, neste momento de crise mundial, da qual resultarão inúmeros problemas que deverão ser enfrentados com união e criatividade, incumbindo aos órgãos correicionais fornecer o apoio e a orientação necessários aos órgãos de execução, para que se empenhem na defesa dos interesses pelos quais devem zelar e busquem novas formas de atuação para vencer os grandes desafios que estão por vir.

Para o Corregedor-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Marcos Antonio Martins Sottoriva: “O momento foi emocionante ao presenciar Carlos Bobadilla Garcia, um dos precursores do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais, se pronunciar e relembrar dos fatos vividos de um evento que, na época, eu era Promotor de Justiça na comarca de Corumbá e ajudei organizar. Feliz coincidência também é termos uma mulher presidindo o Conselho e ainda ser corumbaense, o que é muito significante para todos nós”, exclamou.

A Diretoria do CNCGMPEU, eleita para o exercício de 2020, é composta pela Presidente, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, Corregedora-Geral do MPSP; pelo 1º Vice-Presidente, Sérgio Abinagem Serrano, Corregedor-Geral do MPGO; pela 2ª Vice-Presidente, Maria da Conceição de Figueiredo Rolemberg, Corregedora-Geral do MPSE; pela 1ª Secretária, Jussara Maria Pordeus e Silva, Corregedora-Geral do MPAM; pelo 2º Secretário, José Valdenor Queiroz Júnior, Corregedor-Geral do MPDFT; e pelo Diretor de Comunicação Social, Jorge de Mendonça Rocha, Corregedor-Geral do MPPA.

Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS