As mortes por coronavírus (COVID-19) podem ser mensuradas, mapeadas, colocadas em gráficos e publicadas diariamente. Contudo, o mesmo não acontece com um outro aspecto sanitário ligado à pandemia, mas muito menos visível e letal: a saúde mental de toda a população mundial que está diante de uma realidade complexa.

A crise inédita para toda a população devido a sua duração e letalidade gera medo, ansiedade, dúvidas e questionamentos sobre si mesmo, sobre a vida, a família e o trabalho. Outro fator significativo é a insegurança com a própria saúde e de pessoas próximas, somada a isso vem também a questão financeira.

Neste sentido, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em atenção à saúde mental dos seus Membros e servidores está disponibilizando o Atendimento Psicológico Emergencial On-Line, que faz parte do “Programa de Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho no Âmbito do MPMS" e oferece apoio psicológico de forma gratuita e exclusivo. Os trabalhos estão sendo orientados pela Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, e pela Promotora de Justiça e Coordenadora do DAEX (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), Ludmila de Paula Castro Silva.

Os atendimentos serão feitos on-line, por WhatsApp (áudio ou vídeo) ou por ligação comum. A escolha do meio de comunicação será feita pela pessoa a ser atendida.

Pontos importantes:

- O atendimento é mantido em sigilo absoluto, sem expor os nomes ou diálogos dos interessados;

- A distribuição dos trabalhos entre a equipe, composta por 6 psicólogos, se dará de forma igualitária e aleatória, não podendo haver “escolha” do profissional;

- O número de atendimentos por pessoa será de 1 a 3, no máximo. Se o profissional achar conveniente um tratamento com mais sessões, será feito o encaminhamento a profissional terceirizado, para a livre escolha do atendido, de acordo com plano de saúde ou particular.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Imagem: Setor de Marketing/ Assecom MPMS