Nesta sexta-feira (26/6), data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio das Promotorias de Justiça de Mundo Novo, Paraíso das Águas, Jardim, Bonito, Dois Irmãos do Buriti e Bela Vista, fiscalizou a incineração de quase 12 toneladas de drogas realizada pela Polícia Civil.

De acordo com o Promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, em Bela Vista foram incineradas 3 toneladas de drogas. Ele explica que esta é a terceira apreensão do ano. Na primeira apreensão, foram 11 toneladas de maconha. Na segunda, foram incineradas 7 toneladas de entorpecentes.

Nos Municípios de Bonito e Nioaque, a incineração foi acompanhada pelo Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Júnior. No total, foram incineradas 3,5 toneladas de maconha, 4 toneladas de skank, 2kg de cocaína e 2kg de crack.

Em Mundo Novo, foram incineradas mais de 1 tonelada de drogas, tendo sido acompanhado pela Promotora de Justiça Lenize Martins Lunardi Pedreira.

Em Paraíso das Águas, a Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja acompanhou a incineração de 48,9 kg de maconha e de 71,85 kg de cocaína.

A ação, que ocorreu em quase todo o Estado, tem como objetivo a prevenção e a repressão ao tráfico ilícito de drogas, bem como promover medidas de atuação da Polícia Civil na semana antidrogas.

A data de 26 de junho foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.

O uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS